Nome da Atividade
GESTÃO DO CONHECIMENTO
CÓDIGO
1700051
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A evolução dos modelos de gestão. O conhecimento e as organizações. Dimensões da Gestão do Conhecimento. Condições organizacionais para implementação da Gestão do Conhecimento. Ferramentas de Tecnologia da Informação para a Gestão do Conhecimento. Indicadores da Gestão do Conhecimento.

Objetivos

Objetivo Geral:

Permitir uma visão global das questões que envolvem o gerenciamento da informação e do conhecimento nas organizações do conhecimento a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas

Conteúdo Programático

UNIDADE 1:
CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITOS
1. Apresentar os principais conceitos relacionados à disciplina. Socialização de conhecimentos sobre Gestão do Conhecimento. Conhecimento Empresarial e Ecologia da Informação. Visões Cientifica, Ética, Social e Ecológica na Gestão do Conhecimento.
2. Contextualizar a gestão do conhecimento como apoio à gestão empresarial. O valor do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. Mercados e desafios da economia baseada em conhecimento.
UNIDADE 2:
PROCESSO DECISÓRIO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
1. Desenvolver uma reflexão sobre o processo de tomada de decisão e sua relação com os ambientes de informação e conhecimento.
2. A geração do conhecimento, codificação e coordenação do conhecimento, informação e seus dissabores – uma introdução, a ilusão do controle: nosso passado informacional. Ecologia da informação, estratégia da informação, política da informação. A geração do conhecimento, codificação e coordenação do conhecimento
UNIDADE 3:
MODELAGEM DO CONHECIMENTO
1. Apresentar as principais abordagens para a modelagem e representação do conhecimento organizacional.
2. Representação do conhecimento; taxonomia e mapa de conceitos; ontologia; busca baseada em ontologia.
3. Transferência do conhecimento, funções e qualificações da área do conhecimento, cultura e comportamento em relação à informação.
UNIDADE 4:
PROCESSOS DE CONHECIMENTO
1. Apresentar métodos e ferramentas utilizados em processos e práticas de Gestão do Conhecimento.
2. Como adquirimos conhecimento; modelos de criação e disseminação do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; tecnologias para descoberta de conhecimento; estratégias corporativas para construção e implementação de ambientes de conhecimento por meio de portais; casos práticos de implementação de projetos de gestão do conhecimento.
UNIDADE 5:
TECNOLOGIAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO
1. Tecnologias para a Gestão do Conhecimento, Projetos da Gestão do Conhecimento na Prática, A pragmática da gestão do conhecimento.
UNIDADE 6:
GESTÃO DO CONHECIMENTO E PESSOAS NAS EMPRESAS
1. Equipe especializada em informação, processos de gerenciamento da informação, arquitetura da informação, conectando a empresa – a informação e a organização.
UNIDADE 7:
GESTÃO DO CONHECIMENTO E AMBIENTE EXTERNO
1. Informação e o ambiente externo
2. Construção de Indicadores
3. Inteligência competitiva

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KROGHT, G. V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder de inovação contínua.
  • NONAKA, I. & TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • TERRA, J. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Negócio, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • BRANDÃO, L. C. A gestão do conhecimento nas empresas do setor industrial da cidade de Sorocaba no estado de São Paulo. 2006. 138f. Dissertação – Universidade Paulista, São Paulo.
  • STEWART, T. A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
  • DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação. 4 ed. São Paulo: Futura, 1998.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
GESTÃO DO CONHECIMENTO Gestão Pública (Tecnológico - Noturno)

Página gerada em 28/03/2024 20:32:33 (consulta levou 0.205723s)