Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA III
CÓDIGO
1440181
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Dança em espaços não-formais. Inclusão, diversidade e acessibilidade. Arte e comunidade.
Preparação pedagógica e mercado de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Contextualizar a especificidade do ensino da Dança em espaços não-formais;
- Analisar e contextualizar diferentes realidades que envolvem o ensino da dança na
comunidade;
- Planejar, sistematizar e vivenciar práticas de ensino em dança no espaço não-formal.

Conteúdo Programático

- Articulações entre educação e (d)eficiência, gênero, sexualidade, etnia, envelhecimento.
- Arte na comunidade.
- Metodologias para o ensino da dança em espaços não-formais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados. Campinas, 2001. DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1994. MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez, 2003. MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999. PORPINO, Karenine. Dança é Educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999. MARQUES, Isabel. Linguagem da Dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010. STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.

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