Nome da Atividade
PÓS-ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA
CÓDIGO
0090168
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Reflexão e crítica do processo de formação docente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Preparar os estudantes para o exercício autônomo da atividade docente, por meio da autoavaliação do processo de formação docente desenvolvido durante o decorrer do Curso de Licenciatura em Física e da disciplina de Estágio em Ensino de Física, materializada no relatório de estágio.

Conteúdo Programático

Nessa disciplina, o professor em formação deve elaborar seu relatório de estágio.
Leitura de um conjunto de textos e realização de debates que subsidiem a redação crítica do relatório de estágio.
Elaboração do relatório de estágio, deve incluir
um resumo sobre as observações realizadas no pre estágio,
uma justificativa para as atividades realizadas,
um referencial teórico utilizado para a elaboração das atividades,
a descrição do processo de execução, incluindo
Plano de cada aula;
Testes de concepções espontâneas utilizados;
Lista de exercícios apresentadas;
Roteiros de atividades de laboratório realizadas pelos alunos do ensino médio;
Roteiro das demonstrações realizadas pelo professor em sala de aula;
Provas e trabalho realizados;
a avaliação da atividade de ensino;
No processo de avaliação, o professor em formação deve estabelecer paralelos entre o discurso teórico (do que aprendeu nas unidades curriculares de formação básica da área de Física e de formação específica da área de Ensino de Física) e a prática do fazer docente, analisando os avanços obtidos e as limitações enfrentadas;
Apresentar propostas de qualificação da atividade.
Apresentação do seminário de estágio;
Avaliação da disciplina.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. 211 p.
  • DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa.8. ed. Campinas: Autores Associados, 2007. 130 p. (Coleção Educação contemporânea) ISBN 9788585701215
  • ÁLVARES, Beatriz Alvarenga; LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da. Curso de física. São Paulo: Scipione, 2006. 2v.
  • MOREIRA, Marco A. (Marco Antonio), 1942. Uma abordagem cognitivista ao ensino da Fisica.Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1983. 189 p.
  • SOUZA, João Valdir Alves de e GUERRA Rosangela (organizadores). Dicionário Crítico da Educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Coordenador da Área: Luís Carlos de Menezes http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Consultado em 23/04/2013
  • Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio +: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (FÍSICA). http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN_FIS.pdf.Consultado em 23/04/2013
  • ARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 158p. (Coleção Ideias em Ação). ISBN 9788522110629

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