Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA MODERNA
CÓDIGO
D000308
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ensino introdutório das técnicas de dança moderna. Compreensão das técnicas de dança
moderna como recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança. Reconhecimento
das possibilidades individuais de movimento. Metodologias de ensino das diferentes
propostas técnicas. Organização lógica e função dos exercícios. Estabelecimento de relações
entre conteúdos específicos das diferentes propostas técnicas com a história, com outras
experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena. Observação de aulas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir o aprendizado de diferentes propostas técnicas da Dança Moderna;
Apresentar as diferentes propostas técnicas como um recurso de preparação técnica e
investigativa para a Dança;
Introduzir conceitos básicos de uma aula de técnica moderna: metodologia, organização
lógica e função dos exercícios na barra e centro;
Favorecer as relações entre as estratégias específicas de prática da dança moderna e outras
experiências corporais, ensino da dança e cena.

Conteúdo Programático

Referências históricas e princípios básicos de organização das técnicas
Organização corporal
Presença cênica
Respiração
Relações com o espaço
As propostas técnicas e relações com o ritmo
Organização lógica de aulas de Dança Moderna
Repertório básico de movimentos
Mecânica de execução e qualidades de movimento
Percepção somática, sinestésica e cinestésica da Dança Moderna
Função dos exercícios
Metodologias de Ensino.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CANTON, Cátia. E o príncipe dançou. São Paulo: Ática, 1994. DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999. FAHLBUSCH, Hannelore. Dança moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990. FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/ Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annalume, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. LEAL, Patrícia. Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban. 1 ed. São Paulo: FAPESP/Annablume, 2006. SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

Página gerada em 18/04/2024 14:18:59 (consulta levou 0.110332s)