Nome da Disciplina
BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL
CÓDIGO
1430007
Carga Horária
34 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Elementos climáticos e sua relação com a produção animal. Adaptação dos animais ao meio ambiente. Formas de ganho e dissipação de calor pelos animais. Instrumentação para monitoramento climatológico. Zona de conforto térmico e limites críticos. Índices bioclimáticos. Efeito do ambiente sobre a produção e reprodução animal. Modificações ambientais primárias e secundárias. Manejo da ventilação e fotoperíodo em criações comerciais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina espera-se que os acadêmicos tenham adquirido conhecimento para avaliar e escolher as áreas com potencial para produção animal de acordo com as necessidades de ambiente de cada espécie de interesse zootécnico. Saibam projetar instalações adequadas às necessidades térmicas dos animais. Ainda, conheçam as formas com que os animais ganham ou perdem calor, a fim de planejar modificações ambientais que mantenham os animais em conforto térmico.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que os discentes desenvolvam capacidade para avaliar o clima, caracterizem estresse ou conforto térmico, consigam mensurar perdas decorrentes do estresse térmico e consigam planejar modificações ambientes para proporcionar conforto térmico para animais de interesse zootécnico.

Conteúdo Programático

O clima e sua relação com a produção animal. Formas de adaptação dos animais ao meio ambiente: aclimatação, aclimatização e habituação. Formas de ganho e dissipação de calor pelos animais: formas sensíveis e latentes. Instrumentação para monitoramento climatológico. Conceitos sobre Zona de conforto térmico e limites críticos para as diferentes espécies de interesse zootécnico. Avaliação do ambiente de produção através do uso de índices bioclimáticos. Efeito do ambiente sobre a produção e reprodução animal. Modificações ambientais primárias e secundárias. Manejo da ventilação e fotoperíodo em criações comerciais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Ferreira, R.A. Maior produção com melhor ambiente: aves, suínos e bovinos. Editora Aprenda Fácil. 2005. 371p.
  • Muller, P.B. Bioclimatologia aplicada aos animais domésticos. 2ª ed. Editora Sulina. 1982. 160p.
  • Silva, R. G. da. Introdução à bioclimatologia animal. Editora Nobel. 2000. 288p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2018 / 1 25 22 Zootecnia (Bacharelado)
QUI (08:50-09:40) QUI (10:00-10:50)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50X
10:00X
10:50
11:40
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO
Professor responsável pela turma

Página dinâmica gerada em 0.090910s.