Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO I
CÓDIGO
D000582
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da história do campo da Arte Educação no Brasil e dos
Fundamentos do Ensino do Teatro.
Estudo do conceito de jogo em diversos contextos históricos;
as estruturas do jogo social e ficcional.
Estudo das metodologias de ensino do teatro que tem o jogo
como base: Jogos Teatrais e Jogos Dramáticos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1 – O ensino do teatro no Brasil
1.1 A lei de diretrizes e bases para educação de 1996
1.2 Parâmetros curriculares nacionais para o ensino
fundamental
1.3 Orientações curriculares para o ensino médio
1.4 Arte Educação no Brasil
1.5 Fundamentos do Ensino do Teatro
Unidade 2 – O homo ludens
2.1As origens do jogo
2.2O jogo como fenômeno cultural
2.3O jogo e o conhecimento
Unidade 3 – A evolução do jogo na criança
3.1 Jogo sensório-motor
3.2 Jogo simbólico
3.3 Jogo de regras
Unidade 4 – Teatro e/ou educação: práticas teatrais
4.1 Do faz-de-conta à representação teatral
4.2 Jogos Dramáticos
4.3 Jogos Teatrais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec, 2006. FRERE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva.1980. LDB – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº9.394 de 20 de dezembro de 1996.
  • MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa e GUERRA, M. Terezinha. Didática do ensino de arte: a língua do mundo : poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. PCN Arte - Parâmetros Curriculares Nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. SLADE, Peter. O Jogo dramático infantil. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978. SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BLADES, Davi W. In: SILVA. Luiz Heron da (Org.). Século XXI: Qual currículo? Qual conhecimento?. Petrópolis: Vozes, 1999. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. CHATEAU, Jean. O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus,1987. COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989. COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980. DUARTE JÚNIOR. João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1988. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº8.069 de 13 de julho de 1990. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987. JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. São Paulo : Papirus, 2001. KOUDELA, I.D. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984. OCN - Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEM,2000. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. PUPO, M.L. DE S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico – uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2007. REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, s/d. (Década de 80). REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. São Paulo : Scipione, s/d. (Década de 80). SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e Conhecimento: do faz - de- conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva,1987. SILVEIRA, Fabiane T. O Jogo Teatral na escola: uma reflexão sobre a construção de sujeitos históricos Pelotas: Ed.Universitária UFPel, 2008.

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