Nome da Disciplina
ESTÁGIO II
CÓDIGO
D000586
Carga Horária
170 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro no ensino
médio e/ou técnico em escola de ensino regular. Elaboração de
planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

 

Objetivos Específicos:

Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de
teatro no contexto escolar no ensino médio e/ou técnico, interrelacionada
com elementos antropológicos, socioculturais e
político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e habilidades
didático-pedagógicas necessárias para elaboração de
planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das
aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no ensino de teatro na escola.

Conteúdo Programático

Unidade 1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos,
avaliações e recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e
planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas
no ensino médio. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na
escola. Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de
ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos sobre juventude(s) na
contemporaneidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMBROSETTI, N. B. O “eu” e o “nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In M. ANDRÉ (org.) Pedagogia da Diferenças na Sala de Aula. Campinas: Papirus, 1999. COLL, César Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro e Pensamento. Tradução Karen A. Müller e Silvana Garcia. São Paulo, Perspectiva, 1980 FREIRE,Paulo. .Pedagogia do Oprimido. 17ª.Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. _____________.Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo. Paz e Terra, 1986. FURTH, Hans. G. Piaget na sala de aula. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987. GADOTTI, Moacir. Uma só escola para todos: caminhos da autonomia escolar. Petrópolis: Vozes. 1990. GÓMEZ, A. L. Pérez, SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e Transformar o Ensino. 4.ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000 LOPES, Joana. Pega Teatro. Campinas: Papirus, 1989. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEM, 2000. PARO, Vitor. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã,2001.
  • PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez.1981. THURLER, M. G. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001 SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez,1983. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4ªed. Tradução de Ingrid D. Koudela.São Paulo: Perspectiva.2005. _____________. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2001. _____________. O Jogo teatral no livro do diretor. São Paulo. Perspectiva. 1999. _____________. O Jogo teatral no livro do professor. São Paulo. Perspectiva. 2001.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO II Teatro (Licenciatura - Noturno)

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