Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA
CÓDIGO
D000587
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Os principais métodos, metodologias e práticas de pesquisa no
campo das humanidades; técnicas e normas para a elaboração
dos trabalhos científicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

O que é pesquisa?
Paradigmas em investigação social e estratégias
metodológicas.
Pesquisa e auto- formação: quem pesquisa se pesquisa.
Educação estética e pesquisa.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHIZZOTTI. A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2 ed. São Paulo: Cortez Editora. 1995. BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Editora Cortez, 2003. DAMIANI, Magda Floriana. Sem as reuniões a escola não existe! Não tem como!: estudo de caso de uma escola colaborativa. Anais da 27a. Reunião Anual da ANPEd. Petrópolis (RJ): Vozes, 2004 DEMO, P. Introdução à Metodologia da Ciência. São Paulo: Atlas. 1988. FERREIRA, Taís; SAMPAIO, Shaula. Escritos metodológicos: possibilidades na pesquisa contemporânea em educação. Maceió: EDUFAL, 2009. FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48aed. São Paulo: Cortez.1992. GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo:Cortez,2004. LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002. PÁDUA, E. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico - prática. 3 ed. Campinas: Papirus,1996. PEREIRA, Marcos Villela. Nos supostos para pensar formação e auto-formação: a professoralidade produzida nos caminhos da subjetivação. In: Vera Maria Candau. (Org.). Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro, 2000. SILVEIRA, F.T., GHIGGI,G. Reflexões sobre o processo de pesquisa em educação com base na hermenêutica como opção teórica metodológica do/a pesquisador/a. Anais do VII Seminário de Pesquisa Qualitativa- fazendo metodologia. FURG.2008. TRIVINOS, A. N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas. 1994.

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