Nome da Atividade
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CÓDIGO
D000612
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo. Os conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos. O relacionamento empresarial de redes de organizações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a gerir a estrutura do fluxo de materiais de uma forma integrada ao longo da cadeia de suprimentos, vinculando em forma estreita a abordagem técnica à visão de negócios.

Conteúdo Programático

Conteúdo 1: Introdução e Conceitos da Logística Empresarial.

Conteúdo 2: Supply Chain Management: a cadeia de valor, redes operacionais, sistemas de resposta rápida, controles compartilhados, obstáculos às mudanças culturais.

Conteúdo 3: Gerenciamento de Transportes: o produto logístico, características dos modais, intermodalidade, custos, seleção.

Conteúdo 4: .Gerenciamento de Estoques: funções, custos, classificação ABC, sistemas puxados e empurrados, controles e movimentação de estoques.

Conteúdo 5: Gerenciamento da Distribuição Física: canais de distribuição, tipos de distribuição, estoques na distribuição, decisões sobre rotas e localização de C.D., armazenagem, operadores logísticos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1998
  • BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. São Paulo: Bookman, 2006.
  • Corrêa, Henrique Luis. Gestão de redes de suprimentos: Integrando cadeias de suprimentos no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. e BOWERSOX, J. C. 4.ed. Gestão logística da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: AMGH, 2014.
  • BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2010.
  • SIMCHI-LEVI, David; KAMINSKY, Philip; SIMCHI-LEVI, Edith. Cadeia de suprimentos: projeto e gestão. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  • VIEIRA, Darli R.; ROUX, Michel. Auditoria Logística: uma abordagem prática para operações e centros de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Página gerada em 19/04/2024 14:36:38 (consulta levou 0.119641s)