Nome da Atividade
COMÉRCIO INTERNACIONAL E ELETRÔNICO
CÓDIGO
D000623
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos de comércio eletrônico; Tipos de comércio eletrônico; Aspectos mercadológicos e legais; Marketing e o comércio eletrônico; Tecnologias aplicadas ao comércio eletrônico;
Segurança das transações eletrônicas; Elaboração de planos de negócios para e-business; Implementação de loja virtual.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos uma visão geral dos principais conceitos envolvidos na área. Assim como modelos de funcionamento de ecommerce e suas implicações na gestão

Conteúdo Programático

1. NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL
Organização virtual
Evolução para negócios na era digital
Gerenciamento da cadeia de suprimentos
CRM
Gerenciamento do conhecimento
Inteligência de negócios
Integração eletrônica
2. DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS DE E-BUSINESS E E-COMMERCE
Conceito de e-business
Tipos de e-business
Tendências para o e-business
Conceito de e-commerce
Sistemas eletrônicos de pagamentos
Tipos de e-commerce
3.MARKETING E O COMÉRCIO ELETRÔNICO
Conceito de marketing
Composto de marketing – marketing mix
Estratégias de marketing
A internet e o novo paradigma do marketing
Considerações sobre o marketing na internet
Processo de decisão de compra
4.PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE E-COMMERCE
Formulação da estratégia
Estruturação do plano eletrônico
Definição da arquitetura do software
Modelagem do sistema (aspectos tecnológicos, logísticos, marketing e legais)
5.SEGURANÇA NAS TRANSAÇÕES ELETRÔNICAS
Conceitos básicos de segurança da informação (SI)
Políticas de segurança da informação
Mecanismos de segurança da informação
SET – transações eletrônicas seguras
Segurança no comércio eletrônico
Estudos de caso sobre sistemas de e-commerce

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBERTIN, Luiz Alberto. Comércio Eletrônico. 5º Ed. São Paulo: Atlas, 2004
  • RELVAS, Marcos. Comércio Eletrônico – Aspectos Contratuais da Relação de Consumo. 1ª ed. Curitiba: Juruá, 2008.
  • TURBAN, Efrain; KING, David. Comércio Eletrônico Estratégia e Gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • CATALANI, Luciane et al. E-commerce. 2º ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
  • REEDY, J, SCHULLO, S., ZIMMERMAN, K. Marketing eletrônico: a integração de recursos eletrônicos ao processo de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • CANUT, Letícia. Proteção ao Consumidor no Comércio Eletrônico. 1º ed. Curitiba, Juruá, 2008. Sandra Turchi. Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce. São Paulo: Atlas, 2012.
  • O’BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2011.

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