Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À MEDICINA
CÓDIGO
D000825
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Experiência prática da atividade do cotidiano e da identidade médica através da participação no atendimento ambulatorial nas diferentes áreas da prática médica e contato inicial com as Diretrizes e Organização do Sistema Único de Saúde, relação médico – paciente e ética do estudante de Medicina.

Objetivos

Objetivo Geral:

1. Permitir que o acadêmico recém ingressante no curso médico vivencie, de forma expectante, o desempenho de atividades médicas nos três principais cenários do desempenho das atividades deste profissional. Os locais acompanhados pelos acadêmicos serão: a) Atendimento nas unidades básicas de saúde b) Atendimento ambulatorial e c) Atendimento hospitalar.

2. Oferecer precocemente uma vivência médica para que o acadêmico possa solidificar sua opção por essa profissão ou modificá-la se assim o considerar, sem que para isso tenha que ficar três anos no curso como ocorre atualmente.

Conteúdo Programático

História da Medicina
História da Faculdade Leiga de Medicina
Ética do Estudante de Medicina
Códigos de uso médico
Relação Médico Paciente
Especialidades Médicas
Atendimento ao paciente hospitalizado
Atendimento ao paciente ambulatorial
Atendimento ao paciente psiquiátrico

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de ética do estudante de medicina / Conselho Federal de Medicina. – Brasília, DF: CFM, 2018. Recurso online, disponível em: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=23
  • DUNCAN, Bruce B.; SCHMIDT, Maria Ines; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711149/
  • PORTO, Celmo Celeno. Cartas aos Estudantes de Medicina. Guanabara Koogan, 2014. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2433-3/

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro9.pdf
  • BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Legislação Estruturante do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília : CONASS, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/para_entender_gestao_sus_v13.pdf
  • CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Código de ética médica: Resolução CFM nº 1931, de 17 de setembro de 2009 (versão de bolso) / Conselho Federal de Medicina. – Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2010. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/codigo%20de%20etica%20medica.pdf
  • GUSSO, Gustavo. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. [Minha Biblioteca]. Recurso online, disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582715369/
  • CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL. Código de ética do estudante de medicina. 4ª ed. Brasília: CRM; 2006. Disponível em http://www.portalmedico.org.br/arquivos/codigodeeticaestudantes.pdf
  • NEUMAR RW, et al. 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2015;132(18)(suppl 2).

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