Nome da Atividade
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.
CÓDIGO
1320436
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Atividades colaborativas prioritariamente em ambientes escolares da rede dos ensinos fundamental e médio e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares da rede pública dos ensinos fundamental e médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a inserção do professor de Português e de Literatura em formação em contexto de ensino e de aprendizagem, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente, de forma que o licenciando demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.

Conteúdo Programático

Concepções de ensino e de aprendizagem;
Diferenças entre educação e ensino;
Observação do ambiente escolar e/ou atividades de pesquisa aplicada ou de campo de contextos escolares;
Socialização da experiência de observação;
Reflexão sobre o ambiente escolar e o processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura;
Preparação de material didático.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 5ª a 8ª séries. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf.
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.
  • KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2007.
  • MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
  • ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto.

Bibliografia Complementar:

  • FRANCHI, E. A redação na escola: e as crianças eram difíceis... 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984. 244 p.
  • GIUSTI, Carmen Lúcia Lobo et al. Teses, dissertações, trabalhos acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. 2006. Disponível em: www.ufpel.tche.br/prg/sisbi.
  • ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

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