Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CÓDIGO
D001101
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento de atividades de ensino de Química. Metodologias para o ensino de Química. Docência compartilhada em química no ensino médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas em aulas de Química, sob a supervisão de professor da escola.
b) Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos de Ensino Médio, sob a supervisão de professor da escola.
c) Sistematizar, por escrito, as experiências vivenciadas na escola.
d) Participar das atividades didático-pedagógicas de determinada turma do Ensino Médio.
e) Realizar, sistematizar e analisar levantamento de idéias prévias dos alunos sobre assuntos a serem desenvolvidos durante o estágio de regência de classe.
f) Planejar e executar atividades didático-pedagógicas em determinada turma, sob a orientação de professor da escola.
g) Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.

Conteúdo Programático

1. Planejamento e execução de atividades de ensino de Química.
2. Acompanhamento de uma turma em docência compartilhada com o professor titular.
3. Intervenções como docente em química.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 120-148.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André;PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências:fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • LOPES, Alice R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: UNIJUI, 2007.
  • ALVAREZ-MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • MACHADO, Andréa Horta. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: UNIJUÍ, 1999
  • COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro? 2. ed. São Paulo: Lamparina, 2007.

Página gerada em 29/03/2024 09:53:36 (consulta levou 0.105905s)