Nome da Disciplina
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
0370116
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo crítico-reflexivo da construção sociocultural da educação física e suas relações com a sociedade. Investigação antropológica e sociológica da educação física. A educação física na vida cotidiana: o paradoxo do senso comum e da ciência. O fenômeno social do esporte e suas representações e/ou implicações na sociedade, em geral, e na educação física, em particular.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Explicitar a relação intrínseca da educação física com a sociedade – aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais, esportivos, educacionais, políticos;
- Apresentar uma perspectiva sociopolítica e educacional das ações teóricas e práticas da educação física;
- Fomentar a capacidade de reflexão e compreensão dos valores, crenças e práticas implícitos nos conteúdos e escolhas metodológicas da educação física;
- Conscientizar os acadêmicos da importância de reflexão, planejamento, e avaliação dos objetivos e contextos da prática da educação física;
- Oferecer subsídios para a compreensão da importância pedagógica da educação física na construção de parâmetros socioeducacionais.

Conteúdo Programático

- Antropologia, Sociologia e Educação física;
- Tendências histórico-culturais da educação física;
- Paradigmas de abordagem da educação física;
- Reflexão: sociedades e educação física;
- Análise do sistema esportivo;
- Imagens do corpo na educação física: ética, estética, gênero, etnia/raça, relações étnico-raciais, cultura indígena, afro-brasileira e africana;
- A educação física na sociedade atual: reflexões sócio-filosóficas;
- Perspectivas da sociedade e da educação física.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. Tradução de Alexandre Werneck. 301 p.
  • DaCOSTA, Lamartine; CORRÊA, Dirce; RIZZUTI, Elaine; VILLANO, Bernardo; MIRAGAYA, Ana (eds.). Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. Disponível em: .
  • MURAD, Mauricio. Sociologia e educação física: diálogos, linguagens do corpo, esportes. RJ: FGV, 2009.
  • NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. v. 1, 4 ed., Londrina, PR: Midiograf, 2006. 282 p.
  • STIGGER, Marco Paulo. Educação física, esporte e diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005. 134 p.

Bibliografia Complementar:

  • BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: Uma introdução. 3 ed. rev., Ijuí: Unijuí, 2004. 136 p. (Coleção Educação Física).
  • CARMO JR., Wilson do. Educação Física no Ensino Superior - Dimensões Filosóficas da Educação Física. 1 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 260 p.
  • CASTELLANI FILHO, Lino. Gestão pública e política de lazer: a formação de agentes sociais. 1 ed., Campinas: Autores Associados, 2007. 150 p.
  • CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 18 ed., Campinas, SP: Papirus, 2010.
  • CHAVES, Simone F. No Labirinto dos espelhos: o corpo e os esteróides anabolizantes. Niterói, RJ: Nitpress, 2009.
  • COSTA, Renata de Sá Osborne da. Educação física e desenvolvimento sustentável. 1 ed., Niterói: Instituto de Educação Gerontológica, 2006. 78 p.
  • FARINATTI, P. T. V.; FERREIRA, Marcos Santos. Saúde, Promoção da Saúde e Educação Física: conceitos e aplicações. 1. ed., Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006. 286 p.
  • FERREIRA, Vanja. Educação Física: interdisciplinaridade, aprendizagem e inclusão. 1 ed., Rio de Janeiro: Sprint, 2006. 92 p.
  • FRAGA, Alex Branco; WACHS, Felipe (Orgs.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007. 129 p. (Série Esporte, Lazer e Saúde).
  • GEBARA, Ademir; PILATTI, Luiz Alberto. Ensaios sobre História e Sociologia nos Esportes. Jundiaí: Fontoura, 2006. 1995 p.
  • GEBARA, Ademir. Conversas Sobre Norbert Elias: depoimentos para uma história do pensamento sociológico. Piracicaba: Biscalchin Editor, 2005.
  • GOELLNER, Silvana Vilodre et al. Gênero e raça: inclusão no esporte e lazer. Porto Alegre: Ministério do Esporte e Gráfica da UFRGS, 2009. 33 p.
  • KUNZ, Eleonor; TREBELS, Andreas H. (Org.). Educação Física crítico-emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2006. 208 p.
  • MORAGAS, Miquel de; DaCOSTA, Lamartine (orgs.); MIRAGAYA, Ana; TAVARES, Otavio; KENNETT, Chris; CEREZUELA, Berta (eds). Universidad y estudios olímpicos = Universidade e estudos olimpicos = University and Olympic Studies: Seminarios España-Brasil 2006 / Bellaterra: Universitat Autònoma de Barcelona. Centre d’Estudis Olímpics, Servei de Publicacions, 2007. Disponível em:< http://doc.rero.ch/record/12718/files/DA_COSTA_Lamartine_-_UAB-UGF_e_book_2006.pdf>.
  • MOREIRA, Wagner Wey. Século XXI: A era do corpo ativo. 1 ed., Campinas-SP: Papirus, 2006. 256 p.
  • MYERS, Thomas W.; JARMEY, Chris. O Corpo em Movimento: Uma Abordagem Concisa. 1 ed., São Paulo: Manole, 2008. 192 p.
  • REPPOLD FILHO, Alberto R.; PINTO, Leila M. M.; RODRIGUES, Rejane P.; ENGELAMN, Selda (orgs.). Olimpismo e educação olímpica no Brasil, Porto Alegre: UFRGS, 2009. 270 p. Disponível em: .
  • SOARES, Carmen Lúcia. Pesquisas sobre o corpo. 1 ed., Campinas: Autores Associados, 2007. 176 p.
  • VARGAS, Ângelo. Esporte e Realidade: conflitos contemporâneos. 1 ed., Rio de Janeiro: Shape, 2006. 162 p.
  • VARGAS, Ângelo. Ética - Ensaios sobre Educação Física, Saúde Social e Esporte. LecSV, 2007. 121 p.

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