Nome da Atividade
GINÁSTICA
CÓDIGO
0370119
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ginástica: conceitos, identificações e diferenciações. Ginástica e dialética: prática, fundamentos, essência, fenômeno e desenvolvimento. Movimento, atividade e exercícios físico. A ginástica como fenômeno social, histórico político e cultural. A pedagogia da Ginástica. As práticas gímnicas em diferentes ambientes sócio-culturais. Ligação teoria e prática da ginástica através da Prática como Componente Curricular

Objetivos

Objetivo Geral:

Identificar, diferenciar e conceituar o fenômeno ginástico, seus fundamentos, essência e desenvolvimento. Caracterizar a ginástica nas suas dimensões culturais, sociais, históricas, políticas e pedagógicas. Analisar as práticas ginásticas na cotidianidade. Articular a ligação entre teoria e prática através da Prática Pedagógicas como Componente Curricular.

Conteúdo Programático

Unidade I - Introdução à ginástica. Conceitos, origem e desenvolvimento.
Unidade II – Bases filosóficas, sociais, históricas, políticas e culturais da Ginástica.
Unidade III – Fundamentos pedagógicos da Ginástica.
Unidade IV – A prática ginástica no cotidiano.
Unidade V – A Prática como Componente Curricular e a Ginástica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARINHO. I. P. Sistemas e métodos de Educação Física. São Paulo, Brasil, sd.
  • GAIO, R, GOIS, M. A. F., BATISTA, J. C. F. (Orgs). A ginástica em questão: corpo e movimento. São Paulo, Phorte, 2010.
  • PEREIRA, F. M. Dialética da cultura física: introdução à crítica da Educação Física, esporte e recreação. São Paulo, Ícone, 1988.

Bibliografia Complementar:

  • COSTA, M. G. Ginástica localizada. Rio de Janeiro; Sprint, 1996.
  • PEREIRA, F. M. Movimento, atividade e exercício físico. Kinesis, Santa Maria, v. 7, p. 65-75, 1991.
  • ___. A ginástica intervalada: exercite-se pensando. Pelotas, Universitária, 2005.
  • SABA, F. A importância da atividade física para a sociedade e o surgimento das academias de ginástica. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 3, nº 2, 80-87, 1998.

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