Nome da Atividade
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
0370121
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Procedimentos de ensino em Educação Física e a interação didática entre objetivos, planejamento, conteúdos, competências e processos avaliativos Técnicas, métodos e estilos de ensino. Análise do ensino de Educação Física no cotidiano.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar pensamento crítico, habilidades e competências para lecionar na Educação Física não-escolar. Capacitar didaticamente acadêmicos para desenvolver processos de ensino-aprendizagem, considerando a interação entre objetivos, planejamentos, conteúdos e avaliação. Analisar e compreender criticamente os procedimentos de ensino no cotidiano da Educação Física.

Conteúdo Programático

- Objeto de estudo e intervenção da Educação Física;
- Introdução à pedagogia e aos fundamentos de didática geral: objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e processos avaliativos;
- O sucesso pedagógico e os "bons professores”/treinadores de Educação Física;
-Tipos de aulas de Educação Física, práticas pedagógicas, valores, competências e habilidades de ensino;
- Métodos de ensino, técnicas de ensino e estilos de ensino.
- Planejamentos e planos sequenciais de aulas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, C.L.A. Educação Física e didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • BRACHT, V.; CAPARROZ, F. E. O tempo e o lugar de uma Didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Campinas, Autores Associados, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.
  • CAMPOS, L.A.S. Didática da Educação Física. Várzea Paulista: Fontoura, 2011.
  • CARREIRO da COSTA, F. Formação de professores; objectivos, conteúdos e estratégias. In: CARREIRO da COSTA, F. et alii. Formação de professores em Educação Física: concepções, investigação, prática. Lisboa, FMH, 1996.
  • CUNHA, D. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em Revista, Marília, v.11, n.2, p.41-52, 2010.
  • CUNHA, A. C. et alii. O “bom” treinador. Representações das características dos treinadores segundos atletas da modalidade desportiva colectiva-futebol. Lisboa, Horizonte, vol XVI, nº 91, 27-33 , 2000.
  • LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo. Cortez, 1999.
  • NASCIMENTO, J. V. escala de auto-percepção de competência profissional em educação física e desportos. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 13(1): 5-21, jan./jun. 1999.
  • PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
  • PEREIRA, F. M. As técnicas de ensino e sua aplicação no handebol. Pelotas, 1980.
  • PIÉRON, M. Para una enseñanza eficaz de las actividades físico-deportivas. Barcelona, INDE, 1999.
  • RESENDE, H.G. de; ROSAS, A. da S. Metodologias de ensino em educação física: os estilos de ensino segundo Mosston e Ashworth. In:
  • FERREIRA, E.L. Atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência. Mogi das Cruzes/SP: CBDCR, 2011. p. 101-196.
  • Simões VAC, Franco SCA, Rodrigues JJF. Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. Fit Perf J. 2009 mai-jun;8(3):174-82
  • TENROLLER; C.A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino

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