Nome da Disciplina
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
CÓDIGO
1640167
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Funções gerenciais. Estratégia. Métodos de formulação de estratégias. Formulação dos planos de ações. Metas e indicadores. Tipos e níveis de estratégias. Gestão estratégica de serviços. Planejamento e controle.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar os principais aspectos da estratégia empresarial.

 

Objetivos Específicos:

Ao nível de conhecimento: apresentar os conceitos e ferramentas associadas à formulação e Implementação de estratégias empresariais, incluindo os modelos referenciais da teoria de redes, a gestão estratégica de serviços, e estratégias empresariais de modo geral.
Ao nível de aplicação: exemplificar, mediante estudo de caso, a aplicação de uma análise ambiental e o processo de criação, implementação e controle de estratégias. Ao nível de solução de problemas: debater em sala de aula o estudo de caso.

Conteúdo Programático

1. Estratégia:
1.1. Conceitos;
1.2. Objetivos;
1.3. Missão, visão e valores.
2. Formulação:
2.1. Objetivos;
2.2. Análises do ambiente (interno e externo);
2.3. Recursos, para análises do ambiente: matriz FOFA (SWOT), GUT.
3. Níveis:
3.1. Nível estratégico, tático e operacional.
4. Tipos:
4.1. Genéricas;
4.2. Adaptativas;
4.3. De aquisição e reestruturação;
4.4. De fusão;
4.5. Internacionais e de cooperação.
5. Implementação e controle:
5.1. Elaborando os planos de ações;
5.2. Implementando os planos;
5.3. Definindo metas, indicadores e controles dos planos.
6. Gestão estratégica de serviços.
6.1. Características dos sistemas de serviço;
6.2. A comunicação nas empresas de serviço;
6.4. Mapeamento de valor em serviços;
6.5. Projetos do serviço e comunicação;
6.6. Qualidade de serviços;
6.7. Produtividade em serviços;
6.8. Modelos de avaliação de serviços.
7. Redes e ambiente organizacional.
8. Relações interorganizacionais.
9. Relações intraorganizacionais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PEREIRA, J. M. Curso de administração estratégica: foco no planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2011.
  • PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989.
  • OLIVEIRA, D. P. R. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011

Bibliografia Complementar:

  • ANSOFF, H. I.; DECLERK, R. P; HAYES, R. L (Coordenador). Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1990.
  • CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2011.
  • FITZSIMMONS, J.A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração dos Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • HERSTERLY W.S., BARNEY, J.B. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. 3 ed. São Paulo: Editora Pearson - Prentice Hall, 2011.
  • PETER, J.P. CERTO, SAMUEL C. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Pearson, Prentice Hall.2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2018 / 2 30 19 Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
ETIENE VILLELA MARRONI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENGENHARIA ORGANIZACIONAL 2 Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)

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