Nome da Atividade
ESCOAMENTO DE PETRÓLEO
CÓDIGO
1640208
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Escoamento monofásico, escoamento multifásico, padrões de escoamento vertical, classificação dos reservatórios e diagrama de fases multicomponentes, perfil de temperatura em tubulações, deposição de asfaltenos e resinas e remediação, formação de hidratos de gás, formação de incrustações, corrosão e erosão, métodos de recuperação de petróleo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Habilitar o estudante a entender como se comporta o escoamento do petróleo junto com outros fluidos produzidos bem como as medidas avaliadas para garantia de escoamento frente a vários problemas durante a produção de petróleo.

Conteúdo Programático

Escoamento monofásico, escoamento multifásico, padrões de escoamento vertical, escoamento anular, aguado, disperso, golfadas e bolhas, influência dos parâmetros vazão, temperatura, pressão, dimensão, inclinação, viscosidade, massa específica;classificação dos reservatórios e diagrama de fases multicomponentes, reservatórios blackoil, reservatórios de gás seco, úmido e retrógrado, reservatório de óleo volátil, perfil de temperatura em tubulações, deposição de asfaltenos e resinas e remediação, uso de aditivos químicos, formação de hidratos de gás, métodos de remediação, formação de incrustações, corrosão, tipos de corrosão, métodos de tratamento e erosão, recuperação de petróleo por injeção de fluidos, injeção de soluções poliméricas ou de surfactantes.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRILL, J. P.; BEGGS, H. D. Two-PhaseFlow in Pipes. 6th. ed. Tulsa: [s.n.], 1991.
  • CHAKRABARTI, S. (Ed.). Handbookof Offshore Engineering (ElsevierOceanEngineering Series). 1st. ed. Amsterdam: Elsevier B.V., 2005. 1321 p. ISBN 0-08-044381-8.
  • ECONOMIDES, M. J. et al. PetroleumProduction Systems. 2nd. ed.Westford: Prentice Hall, 2012. 848 p.

Página gerada em 18/04/2024 11:11:49 (consulta levou 0.066508s)