Nome da Atividade
QUÍMICA APLICAÇÃO À CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO II
CÓDIGO
0790108
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Composição química e propriedades físico-químicas dos materiais que compõem os bens culturais. Composição química, propriedades físico-químicas, periculosidades e aplicações de materiais, solventes e produtos químicos utilizados na conservação e restauração de bens culturais. Regras básicas de segurança em laboratório. Comportamentos físico-químicos e processos de degradação química, física e biológica de bens culturais e de materiais usados em conservação e restauração, tanto em decorrência de possíveis interações entre si quanto com o ambiente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno conhecimento dos materiais utilizados na atividade cotidiana de conservação e restauração de bens culturais e a compreensão das possíveis interações entre eles e o ambiente.

Conteúdo Programático

Os materiais e produtos químicos empregados na conservação e restauração de bens culturais móveis; Propriedades, aplicações dos materiais e produtos químicos e possíveis implicações no processo conservativo; Os perigos dos diferentes solventes e produtos químicos tanto para os bens culturais, como para os profissionais da conservação-restauração e o ambiente; O triângulo de solubilidade; Produtos e soluções para conservação e restauração de bens culturais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FIGUEIREDO Jr., J. C. D. Química Aplicada à Conservação e Restauração de Bens Culturais: Uma Introdução. Belo Horizonte: São Jerônimo, 2012.
  • MENDES, M. e A. C. N. BAPTISTA. Restauração: ciência e arte. Ed. UFRJ, 2005.
  • McMURRY, J. Química Orgânica. Cengage Learning, 7a edição, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • VOGEL, A. I. - Química Analítica Qualitativa. Mestre Jou, 5a edição, 1981.
  • CALLISTER JR., William; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
  • BAGLIONI, P.; Chelazzi, D. Nanoscience for the conservation of Works of art. RSC Publishing, 2013.
  • HORIE, V. Materials for Conservation: Organic Consolidants, Adhesives and Coatings. Elsevier, 2a edição, 2010.

Página gerada em 28/03/2024 11:55:00 (consulta levou 0.115074s)