Nome da Atividade
HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA II
CÓDIGO
0140335
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O Balé de Ação. A transcendência do Ballet Clássico; Neoclássico, Modernismo. EUA e
Europa. Outros pólos de produção de dança pelo mundo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir noções sobre a História da Arte como forma de apreensão das diferentes
linguagens artísticas e das relações com a dança, nos períodos estudados.
Compreender a proposta do Balé de Ação
Compreender historicamente o movimento do balé romântico e de transcendência da dança
clássica;
Conhecer as características da dança neoclássica;
Conhecer o modernismo na dança e suas características intrínsecas, a
Estimular práticas de ensino a partir do conhecimento construído na disciplina.

Conteúdo Programático

Da arte Romântica à Arte Moderna
Balé de ação
A dança no Romantismo
O Neoclassicismo na dança
François Delsarte: um precursor não reconhecido
A dança moderna nos EUA
A vertente europeia.
Outros pólos de produção de dança pelo mundo.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002. BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. SP, Martins Fontes, 1987. FARO. Antônio José. Pequena História da Dança. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: sistema Laban-Bartinieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002. DUNCAN, Isadora (1985). Isadora. Fragmentos autobiográficos. Porto Alegre, L&PM Editores Ltda, 1989. LANGENDONCK, Rosana van. Merce Cunningham: Dança Cósmica – acaso – tempo – espaço. Edição do Autor, 2004. LANGENDONCK, Rosana van. A Sagração da Primavera: dança & gênese. Edição do Autor, 2004. MONTEIRO, Mariana. Noverre. Cartas sobre dança. São Paulo : Editora USP-FAPESP, 1998. PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1989. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2008. SCHAFFNER, Carmen Paternostro. A dança expressionista: Alemanha e Bahia. Salvador: EDUFBA, 2012. SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós-Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005. SOUZA, José Fernando Rodrigues de. As origens da Modern Dance:uma análise sociológica.

Bibliografia Complementar:

  • ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva,1994. NOVERRE, Jean Georges. Cartas sobre la danza y los ballets. Ciudad de la Habana : Editorial Arte y Literatura, 1985. PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saad. Trad. Fátima Saad, et al. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto: Letra e Imagem, 2006.

Página gerada em 19/04/2024 19:15:53 (consulta levou 0.058782s)