Nome da Atividade
TEÓRICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE 1
CÓDIGO
0450009
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
34
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA EAD
0
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34

Ementa

A formação do profissional em Medicina de Família e Comunidade (MFC) tem como prática norteadora o método clínico centrado na pessoa e a interdisciplinaridade, buscando o cuidado integral e longitudinal em saúde. Desta forma, pretende-se utilizar diversos cenários de aprendizagem, tais como os serviços de saúde dos três níveis de atenção, a comunidade assistida e os momentos de discussão teórica sobre os temas pertinentes ao trabalho do médico especialista em MFC.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral

Formar um especialista cuja característica básica é atuar, prioritariamente, em Atenção Primária à Saúde, a partir de uma abordagem biopsicossocial do processo saúde doença, com ações de promoção, proteção, recuperação e educação em saúde no nível individual e coletivo, através de um processo de trabalho interdisciplinar, garantindo assim a integralidade da atenção.

Objetivos específicos

Esse especialista deverá desenvolver a competência para:
- priorizar a prática médica centrada na pessoa, na relação médico-paciente, no cuidado em saúde e na continuidade da atenção;
- atender, com elevado grau de qualidade, sendo altamente resolutivo nos problemas de saúde mais prevalentes relativos a diferentes grupos etários;
- planejar, executar, avaliar e implementar programas e ações em saúde, tendo por base metodologias apropriadas de investigação, com ênfase na utilização do método epidemiológico;
- realizar pesquisa em saúde;
- identificar as necessidades específicas da população adstrita;
- estimular a participação e a autonomia dos indivíduos, das famílias e da comunidade, integrando-se às diferentes instâncias de participação popular em saúde;
- desenvolver habilidades docentes e a capacidade de autoaprendizagem;
- desenvolver a capacidade de crítica da atividade médica, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais;
- atuar no gerenciamento em saúde;
- realizar ações de vigilância em saúde;
- integrar-se aos processos de educação permanente em saúde do seu território.

Conteúdo Programático

Atividades teóricas do R1:
- Aulas teóricas expositivas;
- Discussão de artigos científicos e discussão de casos clínicos;
- Participação em seminários, análise de situação de saúde da comunidade e outros assuntos pertinentes em APS;
- Horário reservado para realização de estudo orientado por necessidade;
- Estudo de intervenção: horário reservado para realização da implementação de projeto de intervenção com desenvolvimento de um produto final* do primeiro ano da residência.
- Encontros com tutor: estes encontros (tutorias) consistirão em encontros semanais entre tutor e médico residente. Tais encontros têm como objetivo desenvolver atividades de educação permanente, incluindo o auxílio na elaboração do projeto e execução da intervenção e nas necessidades de formação profissional durante todo período de residência.
*Produto final: ao final do primeiro ano de residência, o aluno deverá apresentar relatório da análise situacional, projeto de intervenção, relatório da intervenção e avaliação da intervenção.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • STARFIELD B et al. Contribution of primary care to health system and health. Milbank Q. 2005; 83(3): 457-502.
  • LAVRAS, Carmen. Atenção primária à saúde e a organização de redes regionais de atenção à saúde no Brasil. Saúde soc. [online]. 2011, vol.20, n.4, pp. 867-874. ISSN 0104-1290. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000400005.
  • ANDERSON, Maria Inez Padula; GUSSO, Gustavo; FILHO, Eno Dias de Castro. Medicina de Família e Comunidade: especialistas em integralidade. Revista APS, v.8, n.1, p. 61-67, jan./jun. 2005.
  • CAMPOS, Carlos Eduardo Aguilera. Os princípios da Medicina de Família e Comunidade. Revista APS, v.8, n.2, p. 181-190, jul./dez. 2005.
  • CAMPOS, Carlos Eduardo Aguilera. Os princípios da Medicina de Família e Comunidade. Revista APS, v.8, n.2, p. 181-190, jul./dez. 2005.
  • Demografia Médica no Brasil, v. 2 / Coordenação de Mário Scheffer; Equipe de pesquisa: Alex Cassenote, Aureliano Biancarelli. – São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo: Conselho Federal de Medicina, 2013.
  • DUNCAN, B. B. et al. (org.). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. 2 v.
  • SOUTH-PAUL, Jeannette E; MATHENY, Samuel C; LEWIS, Evelyn L. Current Medicina de Família e comunidade: diagnóstico e tratamento. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. 725 p. ISBN 9788563308139 (broch.).
  • FLETCHER, Robert, FLETCHER, Suzanne W, WAGNER, Edward. Epidemiologia Clínica: Elementos essenciais. 4a. edição, Porto Alegre, Artmed, 2008.
  • ROUQUARYOL, Maria Zélia. Epidemiologia e Saúde. 7a. edição Porto Alegre, Artmed, 2013.
  • McPhee, Stephen J. ; Papadakis, Maxine A. ; W. Rabow, Michael. Current Medicina - Diagnóstico e Tratamento - 51ª Ed., Editora AMGH, 2013
  • Stewart, Moira et all. Medicina Centrada na Pessoa. Transformando o Método Clínico. 2a. Ed. Editora Artmed, 2010.
  • Carrió, Francisco Borrell. Habilidades de Comunicação para Profissionais de Saúde. Editora Artmed, 2012.

Página gerada em 18/04/2024 17:26:04 (consulta levou 0.052228s)