Nome da Atividade
ADMINISTRAÇÃO RURAL I
CÓDIGO
0180063
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O tema da administração pode ser considerado como um dos pilares da sociedade moderna. Independente de sistema econômico e político, o conhecimento da evolução dos conceitos, processos e funções administrativas é hoje um importante elemento para o incremento da eficiência de todas as atividades humanas, desde a gestão pessoal e familiar, até grandes economias nacionais, passando por empreedimentos públicos e/ou privados, com ou sem finalidade lucrativa.
Para o profissional de Ciências Agrárias (Veterinária, Zootecnia, e Agronomia), a disciplina fornece conhecimentos sobre as diferentes funções e processos administrativos nas organizações, sobretudo agrícolas, agropecuários e agroindustriais, qualificando-o a entender a gestão nas suas diferentes áreas e níveis estratégicos e operacionais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar os conteúdos relacionados a área da administração e agronegócios, tanto no âmbito teórico como de aplicação prática, naqueles pertinentes ao seu campo de atuação profissional.

Conteúdo Programático

1. Histórico, Evolução e Importância da Ciência Administrativa

2. Conceitos, Caraterização e Metodologia de Análise do Agronegócio

3. Administração Financeira
a. Conceito e Aplicações
b. Fundamentos de Contabilidade
c. Análise Gerencial de Custos
d. Gestão da Informação e Apoio a Decisão
e. Orçamento e Controle de Resultados

4. Administração da Produção
a. Conceito e aplicações
b. Gestão da Cadeia de Suprimentos
c. Gestão da Qualidade

5. Administração de Recursos Humanos
a. Histórico e objetivo da ARH
b. A variabilidade do comportamento humano
c. A motivação e liderança
d. Sistemas de Administração de Recursos Humanos

6. Administração de Maketing
a. Conceito e Aplicações
b. O ambiente de Marketing
c. Etapas do Planejamento de Marketing
d. Análise da situação – PFOA e matriz BCG

7. Plano de Negócios

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BATALHA, Mário. Gestão Agroindustrial: GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais / Coordenador. São Paulo: Atlas, Vol 1 e 2, 1997.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos.5. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 205 p.
  • CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Mc Graw-Hill, Ltda., 1987. (pg 125 - 176).

Bibliografia Complementar:

  • BRUNSTEIN, Israel. Economia de empresas: gestão econômica de negócios . São Paulo: Atlas, 2011. 182 p.
  • HOFFMANN, R; SERRANO, O; NEVES, E. M.; THAME, A. C. M.; ENGLER, J. J. C. Administração da empresa agrícola. 7. ed. São Paulo : Pioneira, 1992.
  • KAWASNICKA, E. L. Introdução a Administração. 6ª Edição. São Paulo: Atlas, 2007. 335 p.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo Atlas 2006
  • LEVI, David Simchi. Cadeia de suprimentos projeto e gestão. 3. Porto Alegre Bookman 2010.

Página gerada em 19/03/2024 07:18:18 (consulta levou 0.114642s)