Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL I
CÓDIGO
05000173
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a
docência por meio de uma metodologia que estimule a reflexão sobre os
diferentes aspectos que envolve a educação e a educação musical no
contexto adulto. Tal metodologia compreende experiências e propostas
teórico-práticas em espaços educativos, preferencialmente, no âmbito da
Extensão Universitária realizada pelo curso de música Licenciatura e sob
coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Oportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes
profissionais relacionados ao período da vida adulta através de uma ação
pedagógica embasada teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável
e, posteriormente, discutida pelo grupo.

Objetivo(s) específico(s):
• Desenvolver propostas pedagógicas que contemplem as
especificidades da aprendizagem musical referente ao período da vida
adulta.
• Fundamentar teoricamente propostas pedagógicas referente ao
período da vida adulta.
• Conhecer sobre a aprendizagem musical referente ao período da vida
adulta .
• Analisar e refletir teoricamente os resultados da ação docente.

Conteúdo Programático

Dimensão teórica – os conhecimentos
• Características da vida adulta • Aprendizagem musical referente ao período da vida adulta
• Planejamento de música para adultos: os objetivos; os conteúdos; os
diferentes critérios para a escolha de repertório; as atividades musicais;
a avaliação; os instrumentos musicais; os materiais e recursos; o
espaço físico.
Dimensão prática – a ação pedagógica
• Vivência da dimensão teórica na ação pedagógica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical . 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 157 p. (Coleção educação e arte ; 11). I MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2013 347 p. (Educação musical) MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200 p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p SOUZA, Jusamara (Org.). Música na escola: propostas para implementação da lei 11.769/08 na Rede de Ensino de Gramado, RS . Porto Alegre: Tomo editorial, 2011. 128 p. (Série Educação musical e cotidiano) SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4). Periódicos e Anais dos encontros e congressos anuais da Abem (disponíveis em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/anais.html) Em Pauta (UFRGS) (disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmPauta)

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