Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL II
CÓDIGO
05000179
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a
docência por meio de uma metodologia que estimule a reflexão sobre os
diferentes aspectos que envolve a educação e a educação musical no
contexto da pré-adolescência. Tal metodologia compreende experiências e
propostas teórico-práticas em espaços educativos, preferencialmente, no
âmbito da Extensão Universitária realizada pelo curso de música Licenciatura
e sob coordenação e/ou mediação do(a) professor(a) titular da turma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Oportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes
profissionais relacionados ao período da pré-adolescência através de uma
ação pedagógica embasada teoricamente, sob tutela do professor(a)
responsável e, posteriormente, discutida pelo grupo.
114

1.12. Objetivo(s) específico(s):
• Desenvolver propostas pedagógicas que contemplem as
especificidades da aprendizagem musical na pré-adolescência.
• Fundamentar teoricamente propostas pedagógicas para préadolescência.
• Conhecer sobre a aprendizagem musical na pré-adolescência.
• Analisar e refletir teoricamente os resultados da ação docente.

Conteúdo Programático

Dimensão teórica – os conhecimentos
• As características da pré-adolescência.
• Aprendizagem musical na pré-adolescência
• Planejamento de música parapré-adolescentes: os objetivos; os
conteúdos; os diferentes critérios para a escolha de repertório; as
atividades musicais; a avaliação; os instrumentos musicais; os
materiais e recursos; o espaço físico.
Dimensão prática – a ação pedagógica
• Vivência da dimensão teórica na ação pedagógica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEYER, Esther; KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música: experiências de apreciação musical . 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 157 p. (Coleção educação e arte ; 11). I LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8. ed. Campinas: Papirus, 2013. 235 p. (Coleção Papirus Educação) MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. WEILAND, Renate Lizana; VALENTE, Tamara da Silveira. Aspectos figurativos e operativos da aprendizagem musical de crianças e préadolescentes, por meio do ensino de flauta doce. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 49-57, set. 2007.

Página gerada em 24/04/2024 15:16:38 (consulta levou 0.109418s)