Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL II
CÓDIGO
05000183
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina estrutura-se na análise dos principais métodos (ativos) de
educação musical e/ou propostas de educação musical da atualidade, além
da discussão de aspectos relativos à formação do professor de educação
musical. Discute aspectos relativos à formação do professor, as competências
necessárias, processos formais e não-formais de aprendizagem e avaliação
em música/educação musical.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Analisar e vivenciar metodologias de ensino de música para diferentes faixas
etárias e ambientes de ensino, por meio da leitura e discussão de textos, bem
como atividades práticas a serem realizadas em sala de aula;
Construir planejamentos para aulas de música, considerando as
necessidades de diferentes grupos, faixas etárias e espaços de ensino;
Analisar questões referentes à avaliação em música;

Conteúdo Programático

Teorias da Educação aplicadas a música. O encontro de diferentes
metodologias e técnicas de ensino de música: Willems, Paynter, Orff,
Dalcroze, Kodaly e Suzuki entre outros.
Tipos, funções e dimensões da avaliação em educação musical/música.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8. ed. Campinas: Papirus, 2013. 235 p. (Coleção Papirus Educação) MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200p. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4). WEILAND, Renate Lizana; VALENTE, Tamara da Silveira. Aspectos figurativos e operativos da aprendizagem musical de crianças e préadolescentes, por meio do ensino de flauta doce. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 49-57, set. 2007.

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