Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL
CÓDIGO
05000232
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A especificidade do fenômeno teatral: a tríade fundamental do teatro. As relações do teatro com outros campos da arte. A abordagem triangular no ensino das artes.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir a discussão sobre o que é arte e o que é teatro.
Debater os elementos da linguagem teatral a partir da tríade fundamental: ator, texto e espectador.
Compreender a peça teatral como experiência estética. Introduzir a discussão sobre as relações do teatro com a história do pensamento educacional e com os outros campos
das artes (artes visuais, música, literatura, arquitetura, cinema, etc.

 

Objetivos Específicos:

Introduzir a discussão sobre o que é arte e o que é teatro.
Debater os elementos da linguagem teatral a partir da tríade
fundamental: ator, texto e espectador.
Compreender a peça teatral como experiência estética.
Introduzir a discussão sobre as relações do teatro com a história do
pensamento educacional e com os outros campos das artes (artes
visuais, música, literatura, arquitetura, cinema, etc).

Conteúdo Programático

1.FUNDAMENTOS
1.1 O que é teatro? Quais são as suas especificidades
1.2 A tríade fundamental: texto-ator-público x ator-públicointenção estética
1.3 Os gêneros teatrais
1.4 Elementos essenciais: ator, encenação, voz, gesto, cenário, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, música e recepção teatral
1.5 O palco, a rua e o corpo: cenários contemporâneos.

2. ARTES
2.1. Interpretação estética: cultura, arte e teatro
2.2. Não é arte, quem disse?
2.3 Os caminhos da fruição estética: o artista, a obra, o público
2.4 Teatro e transdisciplinaridade: fotografia, vídeo e cinema; artes visuais, escultura e arquitetura; literatura, dança e música; psicologia da arte e criatividade.

3. LINGUAGEM TEATRAL E EDUCAÇÃO
3.1. As teorias na prática: a abordagem triangular e a cultura contemporânea
3.2. Teatro em ambientes educativos: arte-educação, pedagogias da arte, arteterapia, teatro em organizações públicas e privadas
3.3. Tendências atuais do teatro e linguagens virtuais
3.4 O corpo, o espaço e as possibilidades de ressignificação do meio

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAVASSIN, J.Contribuições do teatro para a educação do futuro. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/juliana_cavassin.pdf Acesso em mar. 2018.
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/533894/mod_resource/content/1/ENP_155/Referencias/Convitea-Filosofia.pdf Acesso em mar. 2018.
  • GUINSBURG, J. A tríade essencial: texto, ator e público. Disponível em: file:///C:/Users/NB/Downloads/35271-41545-1-SM.pdf Acesso em: mar. 2018.
  • ROUBINE, Jean-Jaques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998
  • ROUBINE, Jean-Jacques.O nascimento do teatro moderno IN: Disponível em: https://liviafloreslopes.files.wordpress.com/2014/09/roubine-alinguagem-da-encenac3a7c3a3o-cap1.pdf. Acesso em mar. 2018.

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 3ªed. São Paulo: Cortez,2001.
  • BORHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
  • BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 2003.
  • COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. Tradução Karen A. Müller e Silvana Garcia. São Paulo, Perspectiva, 1980.
  • DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: HUCITEC,2003.
  • DUARTE JR. João Francisco. Por que arte-educação? 6ª.ed. São Paulo, Campinas: Papirus,1991.
  • FIORIN, J.L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Atica, 2009.
  • JANÔ, Antonio Januzelli. A aprendizagem do ator. São Paulo: Ática, 1986.
  • MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo: Perspectiva,1986.
  • ORTEGA Y GASSET, J. A ideia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1991.
  • OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Arte, História e ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001.
  • PAIM, Sara. Os fundamentos da arteterapia. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
  • PEIXOTO, Fernando. O que é teatro? São Paulo: Brasiliense, 1980.
  • RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012
  • ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
  • VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 1987.

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