Nome da Atividade
HISTÓRIA DO TEATRO IV
CÓDIGO
05000238
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo de encenadores, grupos e dramaturgos europeus paradigmáticos do teatro no século XX. O teatro popular latino-americano. O teatro pós-dramático e a performance.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Estudar encenadores, grupos e dramaturgos paradigmáticos do teatro ocidental do século XX.- Conhecer grupos teatrais latino-americanos.
- Refletir sobre o teatro pós-dramático e a performance.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – ENCENADORES PARADIGMÁTICOS DO SÉCULO XX
1.1 Vsevolod Meyerhold
1.2 Bertolt Brecht
1.3 Antonin Artaud
1.4 Jerzy Grotowski
1.5 Eugenio Barba
UNIDADE 2 – O TEATRO POPULAR LATINO AMERICANO
2.1 Teatro Experimental de Cali (Colômbia)
2.2 Yuyachkani (Peru)
2.3 Catalinas Sur (Argentina)
UNIDADE 3 – ESTUDOS DRAMATÚRGICOS
3.1 O teatro épico
3.2 O teatro do absurdo
UNIDADE 4 – GRUPOS PARADIGMÁTICOS
4.1 Living Theater
4.2 Tanztheater Wuppertal (Pina Bausch)
4.3 Théâtre du Soleil (Ariane Mnouchkine)
4.4 Outros
UNIDADE 5– A PERFORMANCE E O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO
5.1 Definições
5.2 A ruptura com o modelo dramático
5.3 Propostas cênicas e ações performativas
1.1 Vsevolod Meyerhold
1.2 Bertolt Brecht
1.3 Antonin Artaud
1.4 Jerzy Grotowski
1.5 Eugenio Barba
UNIDADE 2 – O TEATRO POPULAR LATINO AMERICANO
2.1 Teatro Experimental de Cali (Colômbia)
2.2 Yuyachkani (Peru)
2.3 Catalinas Sur (Argentina)
UNIDADE 3 – ESTUDOS DRAMATÚRGICOS
3.1 O teatro épico
3.2 O teatro do absurdo
UNIDADE 4 – GRUPOS PARADIGMÁTICOS
4.1 Living Theater
4.2 Tanztheater Wuppertal (Pina Bausch)
4.3 Théâtre du Soleil (Ariane Mnouchkine)
4.4 Outros
UNIDADE 5– A PERFORMANCE E O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO
5.1 Definições
5.2 A ruptura com o modelo dramático
5.3 Propostas cênicas e ações performativas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2011
- GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski: 1959 – 1969. São Paulo: Perspectiva; Sesc, 2007
- LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007
- PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2013
- ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2006
- ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998
- ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998
- VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Bibliografia Complementar:
- ARANTES, Urias Corrêa. Artaud: teatro e cultura. Campinas: UNICAMP, 1988
- ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2006.
- ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- ARTAUD, Antonin. Os tarahumaras. Lisboa: Relógio D’água, 2000
- ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994
- BALAKIAN, Anna. O simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 2007
- BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. São Paulo: Unicamp, 1991
- BARBA, Eugenio. A canoa de papel. São Paulo: Hucitec, 1994.
- BARBA, Eugenio. A terra de cinzas e diamantes. São Paulo: Perspectiva, 2006.
- BARBA, Eugenio. Teatro: solidão, ofício, revolta. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.
- BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Orgs.). A arte secreta do ator. Dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec/ UNICAMP, 1995
- BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006
- BINER, Pierre. O living theatre. São Paulo: Forja, 1976
- BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine de; SCHERER, Jacques. Estética teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004
- BROOK, Peter. O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro, 2008
- BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005
- CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo teórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997
- CAVALIERE, Arlete Orlando. O inspetor de Gogól/Meyerhold: um espetáculo síntese. São Paulo, 1996
- COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2006
- COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.
- ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968
- FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine. São Paulo: SENAC/SESC, 2010
- FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. In: Texto e Imagem: estudos de teatro, Organização: Maria Helena Werneck, Maria João Brilhante. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009
- GARCIA, Silvana. Teatro de militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 1990
- GARCIA, Silvana. As trombetas de Jericó: teatro das vanguardas históricas. São Paulo: Hucitec, 1997
- GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004
- GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987
- GROTOWSKI, Jerzy. Para um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2011.
- GUINSBURG, J. Stanislavski, Meyerhold e Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001
- KOUDELA, Ingrid. Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001
- PEIXOTO, Fernando. Brecht: vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991
- PICON-VALLIN, Beatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- ROSENFELD, Anatol. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000
- ROSENFELD, Anatol. Teatro alemão. São Paulo: Brasiliense, 1968
- ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002
- ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003