Nome da Atividade
INTERPRETAÇÃO TEATRAL II
CÓDIGO
05000240
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Práticas de atuação que desenvolvam formas alternativas ao teatro dramático, em especial as formas épicas de atuação, o teatro de rua e a performance. Estudo das possibilidades
práticas de aplicação dessas metodologias de trabalho em sala de aula.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Conhecer, refletir e experienciar linhas diversas de interpretação do teatro contemporâneo;
- Conhecer, refletir e experienciar o “distanciamento brechtiano”, desdobramentos e releituras;
- Compreender, aprofundar e ampliar as possibilidades de interpretação;
- Construção e desenvolvimento de personagem e situação;
- Exercícios de narrativa e criação de cenas;
- Conhecer e refletir os contextos históricos, econômicos, sociais e políticos do período e sua relação com o ambiente, a criação teatral e com a cidadania;
- Flexibilizar a compreensão e a atitude teatral.
- Analisar as possibilidades de aplicação dessas linhas em sala de aula.

Conteúdo Programático

- A relação com o público nos teatros não-dramáticos.
- O ator como narrador e a atuação no teatro épico.
- Práticas performativas e o Teatro de Rua.
- Ator e/ou Performer: a criação em performance.
- Planejamento didático a partir das metodologias estudadas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOAL, Augusto. A estética do oprimido: reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2008
  • CARREIRA, André. Teatro de rua: (Brasil e Argentina nos anos 1980) uma paixão no asfalto. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2007
  • GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006
  • LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007
  • ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997

Bibliografia Complementar:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
  • BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005
  • COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2007
  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006
  • LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012
  • PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva,1999
  • ROUBINE, Jean J. A arte do ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1995
  • UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005

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