Nome da Atividade
OFICINA BÁSICA DE MUSICALIZAÇÃO I
CÓDIGO
05000328
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: A Oficina de Musicalização tem como objetivo levar o aluno a
adquirir uma estrutura de pensamento, não através da transmissão de
informações ou do incentivo a um alto grau de abstração, mas, por ser um
espaço de experiência com o som, e o desenvolvimento sensorial...há um
contato real com o material sonoro e um interesse constante no
desenvolvimento sensorial e criativo da pessoa.
O componente curricular denominado O.M. deve compactuar com a premissa
de uma abordagem metodológica onde o FAZER precede o conhecer, a
CRIAÇÂO é inerente ao fazer, e os conceitos são consequência da
EXPERIÊNCIA musical. VIVENCIAR CORPORAL e ESPACIALMENTE os
conceitos antes de racionalizá-los (sensorial antecede o racional), cinestesia
musical como princípio de apreensão primeira dos conceitos musicais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais): Proporcionar a vivência , a exploração do som, de
elementos musicais (altura, duração, timbres, intensidades) e a CRIAÇÂO
MUSICAL, visando a apreensão de conceitos musicais e a musicalização dos
acadêmicos.

Objetivo(s) específico(s): - Utilizar princípios de pedagogias musicais
ativas (Dalcroze, Orff, Kodally, outros) na vivência e apreensão de conceitos
rítmicos básicos: pulsação, divisão, multiplicação; células rítmicas , quiálteras,
ligaduras, contratempos, etc);
- Aplicar as pedagogias ativas na experimentação de conceitos melódicos
elementares: altura, entoação, graus conjuntos e disjuntos;
- Vivenciar distintos planos e graduações de dinâmica musical: pp p, m, mf,f,
ff, cresc, decresc;
- desenvolver a capacidade de ouvir e entender o que ouve, através da
apreciação e compreensão do discurso musical: melodia, ritmo, frase,
harmonia, timbres;
-Aplicar conceitos musicais na criação de peças musicais;
- Registrar as criações, aplicando grafias tradicional e alternativa.

Conteúdo Programático

Programa: 1- O corpo no espaço
1.1. Alongamento e relaxamento corporal;
1.2. Deslocamento no espaço
1.2.3. Deslocamento livre;
1.2.4.Deslocamento dirigido;
2. Rítmica.
2.1. Pulsação;
2.2. Divisão e multiplicação do pulso;
2.3. Células rítmicas;
2.4.Métrica binária, ternária, quaternária;
2.5. Criações rímicas;
3. Percepção melódica.
3.1. Entoação;
3.1.1. Graus conjuntos;
3.1.2. Graus disjuntos (terças, quartas, quintas, sextas, oitavas)
simples;
3.2. Criações melódicas;
4. Planos de dinâmica;
4.1. p; mf; f;
4.2. Cresc e decresc;
5. Apreciação Musical
5.1. A audição inteligente;
5.2. O discurso musical (ritmo, melodia, harmonia, timbres);

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDERSN, Bob. Alongue-se.Summus editora;24 ed, São Paulo, 2013. DALCROZE, Emile-Jaques. The Eurhithmics of Jaques-Dalcroze. E-book, disponível em https://busca.saraiva.com.br/q/emile+jaques+dalcroze. Acessado em 10/03/2016. DALCROZE, Emile-Jaques. Rhythm, music and education. E-book, disponível em https://busca.saraiva.com.br/q/emile+jaques+dalcroze. Acessado em 10/03/2016. ILARI, Beatriz et MATEIRO, Teresa. Pedagogias em Educação Musical, 1 ed; Martins Fontes, São Paulo;2013. MATEIRO, Teresa et SOUZA, Jusamara. 1 ed; Sulina; Porto Alegre; 2008.

Página gerada em 20/04/2024 06:02:14 (consulta levou 0.107927s)