Nome da Atividade
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
CÓDIGO
05000777
Carga Horária
352 horas
Tipo de Atividade
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
352
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
352

Ementa

Formação complementar

A proposta curricular do curso de design digital prevê o total de 285 horas para formação complementar. Deste total, 85 horas (equivalente a 30% do total do núcleo complementar) se referem às atividades de ensino, 100 horas (35%) são destinadas às atividades de extensão e 100 horas (35%) reservadas às atividades de pesquisa.

O aluno deverá, então, ter completo o mínimo de 85 horas de atividades de ensino no núcleo complementar. Podem ser consideradas atividades de ensino: os componentes curriculares de formação livre que excedam o número mínimo para a integralização da formação livre; atividades relacionadas a projetos de ensino e/ou bolsas de graduação desde que devidamente comprovadas e validadas; cursos extra-curriculares externos à universidade que complementem em alguma medida a formação do aluno, conforme julgamento do colegiado.

As atividades de pesquisa e extensão no núcleo de formação complementar serão avaliadas e validadas mediante comprovação do estudante a partir da forma prevista nas tabelas abaixo. Para tal demanda, o coordenador adjunto do curso será responsável pelo acompanhamento das atividades complementares dos estudantes assim como o incentivo à participação nas atividades de pesquisa e extensão promovidas pelo curso ou em outras instituições de ensino. O aluno deverá completar o mínimo de 100 horas de atividades de extensão na formação complementar. São consideradas atividades de extensão as atividades listadas no Projeto Pedagógico do Curso.

O aluno deverá ainda completar o mínimo de 100 horas de atividades de pesquisa na formação complementar. São consideradas atividades de extensão as atividades listadas no Projeto Pedagógico do Curso.

Objetivos

Objetivo Geral:

O núcleo de formação complementar é composto por atividades que tem como objetivo o cumprimento na graduação e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação de modo a permitir que o estudante compreenda a vida acadêmica articulada com estas três dimensões, presentes no ideário das universidades brasileiras desde a constituição de 1988. De maneira que, na integralização do total da carga horária deste núcleo de formação, deve-se estabelecer uma equivalência entre atividades dos três âmbitos.

Conteúdo Programático

Conforme delibera a resolução nº 2, de 18 de junho de 20076 que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial, a duração mínima do curso de bacharelado em design é de 2400 horas com a integralização total mínima entre 3 a 4 anos. A mesma resolução ainda determina que as atividades de estágio e atividades complementares não podem exceder os 20% da carga horária total do curso, o que corresponde ao limite de 535,9 horas para o atual currículo. Este limite não é ultrapassado tendo em vista a soma das duas cargas-horárias (estágio + atividades complementares) ser de 525 horas (19,6%).

Com relação à carga-horária total, o desenho curricular possui o total de 2679,5 horas divididas nos três núcleos de formação, são eles:

⦁ Formação específica: (...)

⦁ Formação complementar: composta pelas atividades complementares cumpridas fora de sala de aula, inseridas na relação entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão, em um total de 285 horas, correspondentes a 10,7% da carga horária total do curso.

⦁ Formação livre: (...)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES Design Digital (Bacharelado)

Página gerada em 25/04/2024 01:10:11 (consulta levou 0.109160s)