Nome da Atividade
DANÇA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
CÓDIGO
05000929
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Terminologia e conceitos relacionados às diversidades: gênero, etnias, deficiências. Metodologias de ensino: dança como prática inclusiva. Composição e apreciação de
trabalhos coreográficos.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Estimular a criação de práticas inclusivas nas aulas de dança nos espaços formais e não formais de ensino;
- Discutir os princípios norteadores da prática inclusiva no contexto da Educação Básica;
- Apresentar as áreas de necessidades educativas especiais caracterizadas no Plano Nacional de Educação Lei 10172/2001.

Conteúdo Programático

Introdução à Dança Educação Inclusiva: Diversidade de Grupos, Corpos, Contextos e Metodologias;
Diversidade cultural: questões de gênero, etnias e deficiências.
Elementos de um ambiente para uma aula acessível;
Estratégias para uma prática de dança acessível;
Políticas públicas de Educação inclusiva;
Princípios somáticos orientados para uma prática de dança inclusiva;
Acessibilidade e o espaço urbano;
Uso de linguagem e terminologia.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL . Declaração de Salamanca. portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
  • DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos).
  • Gênero e diversidade na escola. Formação de professores/ ES EM Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnicos- Raciais. Livro de Conteúdo. Versão 2009 – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009. http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2013/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf
  • HANNA, Judith L. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação e desejo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que Dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2002
  • RODRIGUES, David. Dez idéias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva, São Paulo: Summus Editorial, 2006.

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