Nome da Disciplina
DANÇA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
CÓDIGO
05000929
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Terminologia e conceitos relacionados às diversidades: gênero, etnias, deficiências. Metodologias de ensino: dança como prática inclusiva. Composição e apreciação de
trabalhos coreográficos.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Estimular a criação de práticas inclusivas nas aulas de dança nos espaços formais e não formais de ensino;
- Discutir os princípios norteadores da prática inclusiva no contexto da Educação Básica;
- Apresentar as áreas de necessidades educativas especiais caracterizadas no Plano Nacional de Educação Lei 10172/2001.

Conteúdo Programático

Introdução à Dança Educação Inclusiva: Diversidade de Grupos, Corpos, Contextos e Metodologias;
Diversidade cultural: questões de gênero, etnias e deficiências.
Elementos de um ambiente para uma aula acessível;
Estratégias para uma prática de dança acessível;
Políticas públicas de Educação inclusiva;
Princípios somáticos orientados para uma prática de dança inclusiva;
Acessibilidade e o espaço urbano;
Uso de linguagem e terminologia.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL . Declaração de Salamanca. portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
  • DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos).
  • Gênero e diversidade na escola. Formação de professores/ ES EM Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnicos- Raciais. Livro de Conteúdo. Versão 2009 – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009. http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2013/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf
  • HANNA, Judith L. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação e desejo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que Dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2002
  • RODRIGUES, David. Dez idéias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva, São Paulo: Summus Editorial, 2006.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 30 17 Dança (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
ROBSON TEIXEIRA PORTO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DANÇA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO Dança (Licenciatura)

Página gerada em 13/12/2019 01:18:14 (consulta levou 0.158985s)