Nome da Atividade
ESTÁGIO I
CÓDIGO
05000965
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro na educação infantil e/ou séries iniciais e finais do ensino fundamental em escola de ensino regular. Elaboração de
planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de teatro no contexto escolar da educação infantil e/ou no ensino fundamental, inter-relacionada com elementos antropológicos, socioculturais e político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no Ensino de Teatro na escola.

Conteúdo Programático

Unidade1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas da educação infantil e/ou no ensino fundamental. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos acerca da(s) infância(s) na contemporaneidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1978
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. 9.ed. Campinas: Papirus, 2010.
  • STOKOE, Patrícia, HARF, Ruth. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª Séries: Arte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998
  • BRASIL/MEC. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
  • BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª Séries: Arte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 2001.
  • BRASIL/MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  • FERREIRA, Taís. FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.

Página gerada em 23/04/2024 03:12:46 (consulta levou 0.108505s)