Nome da Disciplina
ANÁLISE SENSORIAL APLICADA
CÓDIGO
12000224
Carga Horária
105 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
7
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Importância da análise sensorial aplicada ao desenvolvimento de um novo produto alimentício. Tendências para o lançamento de produtos no mercado. Planejamento para o processo metodológico de um novo produto alimentício. Atitudes de consumidor e as implicações para a indústria de alimentos. Condições para avaliação sensorial (ambiente, amostra, julgadores). Métodos de avaliações sensoriais para o desenvolvimento de um novo alimento.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
Conhecer a importância da análise sensorial no desenvolvimento de um novo produto para permitir a sustentação do caráter inovador das empresas e satisfazer as expectativas dos consumidores por produtos variados e de qualidade.

 

Objetivos Específicos:

Específicos
Reconhecer as tendências para o lançamento de produtos no mercado consumidor;
Entender o processo metodológico para o desenvolvimento de um novo produto para ser adquirido e consumido;
Identificar os conceitos básicos sobre o padrão de consumo de alimentos;
Identificar as atitudes do consumidor e suas implicações para a indústria de alimentos;
Reconhecer as condições necessárias para aplicação dos métodos sensoriais;
Aplicar métodos sensoriais para um novo produto.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Importância da análise sensorial para o DNP
1.1 Tipos de produtos, valor e conceito da marca para o consumidor
1.2 Segmentação, nichos e posicionamento no mercado
1.3 Novo produto e a adaptação às necessidades do consumidor
Unidade 2 – Tendências atuais determinantes do consumo
2.1 Nutrição
2.2 Conveniência
2.3 Bem estar do consumidor
Unidade 3 – Processo metodológico de um novo produto
3.1 Pesquisa de viabilidade
3.2 Identificação de ideias e teste de mercado
3.3 Seleção de características para novos produtos com abordagem ao consumidor
3.4 Testes de mercado
3.4 Embalagem como atrativo ao consumo e o rótulo
3.6 Ensaios piloto e adaptação de processos com registro e legislação
Unidade 4 – Atitudes do consumidor e suas implicações com a indústria de alimentos
4.1 Sobrevivência, saciedade e fome
4.2 Manutenção da saúde, medicina e alimentos
4.3 Oportunidades e marketing
Unidade 5 - Condições para avaliação sensorial
5.1 Laboratório de testes, utensílios e equipamentos
5.2 Amostra e seu preparo
Unidade 6 – Métodos sensoriais para o um novo produto
6.1 Métodos subjetivos: quantitativos e qualitativas
6.3 Análise estatística e interpretação dos dados

Bibliografia

Bibliografia Básica:

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