Nome da Atividade
PROJETOS DE ENSINO DE QUÍMICA
CÓDIGO
12000258
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Histórico da área de conhecimento Educação em Química. Análise de livros didáticos, sua avaliação, validação e utilização no universo escolar. Análise dos diferentes modelos e proposições curriculares como possibilidades para o ensino de química, tendo como base a elaboração de Projetos de Ensino. Interdisciplinaridade e contextualização em propostas curriculares

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Refletir sobre as necessidades e as possibilidades de ensinar química partindo de uma análise dos diferentes modelos e proposições curriculares e desenvolver o planejamento de projetos de ensino de química.

ESPECÍFICOS:
Fazer uma revisão histórica sobre as construções curriculares de forma histórica;
Relacionar e (re)conhecer as diversas construções curriculares na forma de Projetos de Ensino;
Identificar necessidades e possibilidades para o ensino de química, considerando eixos temáticos e estruturantes para a organização dos conteúdos;
Analisar recursos didáticos, sua validação e utilização no universo escolar, especialmente considerando a diversidade e a proposição de práticas inclusivas e interdisciplinares;
Planejar, discutir e propor projetos de ensino de química para a educação básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SCHNETZLER, Roseli P. Apontamentos sobre a História do Ensino de Química no Brasil. In. SANTOS, Wildson L. P.; MALDANER, Otávio A. (org.). Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
  • SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.
  • ECHEVERRIA, Agustina Rosa; ZANON, Lenir Basso (Org.). Formação superior em química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. Ijuí: UNIJUÍ, 2010. 272 p.

Bibliografia Complementar:

  • REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1995-. Semestral
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
  • MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
  • REVISTA QUÍMICA NOVA. Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ. Disponível http://quimicanova.sbq.org.br
  • BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais - Ensino Médio: Brasília: MEC/SEB, 2012

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