Nome da Atividade
PRODUÇÃO
CÓDIGO
15000214
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Introdução. Problemas de produção em campos offshore. Produção de óleos pesados. Necessidade de elevação artificial. Operações e equipamentos usados na elevação artificial. Escoamento dos fluidos em poços. Regime laminar e turbulento. Fluxo dos fluidos newtonianos a não-newtonianos. Composição e propriedades das misturas “óleo-gás”. Resistividade hidráulica em poços. Cálculos de escoamento. Fluxos em poços durante a elevação. Regimes de fluxo. Hidráulica da elevação. Modelagem do escoamento vertical durante a elevação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Aprender as técnicas de produção de poços de petróleo.
Objetivos Específicos:.avaliar problemas de escoamento e elevação de petróleo. Modelagem de escoamento.

Conteúdo Programático

PROGRAMA
1) Introdução.
2) Problemas de produção em Brasil e elevação artificial. Problemas de produção em campos offshore. Produção de óleos pesados. Necessidade de elevação artificial.
3) Operações e equipamentos usados na elevação artificial. Equipamentos usados em offshore e em águas profundas. Comparação entre diferentes equipamentos usados no Brasil.
4) Modelagem do escoamento vertical durante a elevação. Equações básicas Formulação de problema transiente e permanente.
5) Modelagem de escoamento dos fluidos em poços. Regime laminar e turbulento. Modelos principais para escoamento dos fluidos em poços.
6) Fluxo dos fluidos Newtonianos a não- Newtonianos. Composição e propriedades das misturas “óleo-gás” Resistividade hidráulica em poços. Cálculos de escoamento.
7) Fluxos em poços durante a elevação. Regimes de fluxo. Hidráulica da elevação. Cálculos de razão óleo-gás.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Ellis, D. V. & Singer, J. M. 2007. Well logging for earth scientists. Springer, Berlin, 692 p.
  • Martin S. Raymond and William L. Leffler 2005 Oil & Gas Production in Nontechnical Language. PennWell Corporation, 288 p.

Página gerada em 19/04/2024 14:17:53 (consulta levou 0.112054s)