Nome da Atividade
LITERATURA NA AULA DE LÍNGUA ALEMÃ
CÓDIGO
20000043
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Reflexão a respeito de algumas das questões envolvidas no uso da literatura na sala de aula de língua estrangeira. Exploração das diferentes abordagens do uso da literatura com crianças, jovens e adultos em todos os níveis. Sugestão de critérios para a seleção e
avaliação de materiais para uso em sala de aula. Produção de material didático para uso em sala de aula.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver a compreensão da teoria e discutir ideias práticas para contribuir para a prática de ensino de Língua Alemã através da Literatura, ou mesmo para a prática de ensino de Literatura do graduando; produzir material didático conforme as teorias estudadas.

Conteúdo Programático

- Literatura na aula de Língua Estrangeira na Escola;
- Os múltiplos valores do ensino/aprendizagem de Literatura;
- Habilidades de leitura e o estudo de Literatura em uma Língua Estrangeira;
- Ensino/aprendizagem de habilidades de estudo para a Literatura em Língua Alemã;
- Língua e Literariedade: estratégias de estudo no ensino de Literatura para estudantes estrangeiros;
- Literatura não nativa em alemão como recurso para o ensino da Língua;
- Identificação de algumas das características distintivas de novelas/contos, romances, poemas e peças teatrais de forma que esses possam ser explorados com sucesso em sala de aula;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BISCHOF, Monika/ KESSLING, Viola/ KRECHEL, Rüdiger (org.). Landeskunde und Literaturdidaktik. Berlin et alii: Langenscheidt, 1999. BOGDAL, Klaus-Michael/ KORTE, Hermann (org.). Grundzüge der Literaturdidaktik. München: DTV, 2010. BREDELLA; Lothar. Warum literarische Texte im Fremdsprachenunterricht? Die anthropologische und pädagogische Bedeutung des ästhetischen Lesens. In: BÖRNER, Wolfgang/ VOGEL, Klaus (org.). Texte im Fremdsprachenerwerbe. Verstehen und Produzieren. Tübingen: Gunter Narr, 1996, p. 127-151. EHLERS, Swantje. Lesen als Verstehen. Arbeit mit literarischen Texten. Berlin et alii: Langenscheidt, 1992. LEUBNER, Martin/ SAUPE, Anja/ RICHTER, Matthias (org.). Literaturdidaktik. Berlin: Akademie Verlag, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • BREDELLA, Lothar. Literaturdidaktik im Dialog mit Literaturunterricht und Literaturwissenschaft. In: BREDELLA, Lothar/ DELANOY, Werner/ SURKAMP, Carola (org.). Literaturdidaktik im Dialog. Tübingen: Gunter Narr, 2004, p. 21-64. BISCHOF, Monika/ KESSLING, Viola/ KRECHEL, Rüdiger (org.). Landeskunde und Literaturdidaktik. PIEPER, Irene. Literarisch lesen lernen. Zum Erwerb einer Kulturtechnik.Disponívelem: http://publikationen.ub.uni- frankfurt.de/frontdoor/index/index/docId/4616 Acessado 28/01/2013. RÖSCH, Heidi. Literatur als Gegenstand des fremdsprachlichen Deutschunterrichts. In: HELBIG, Gerhard (org.). Deutsch als Fremdsprache: ein internationales Handbuch. 2. Halbband. Teil 1. Berlin: Walther de Gruyter, 2001, p. 1334-1360.

Página gerada em 18/04/2024 21:37:33 (consulta levou 0.112110s)