Nome da Atividade
GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS
CÓDIGO
08970037
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Fundamentos e conceitos de qualidade. Origem e princípio da Qualidade Total. Gerência Estratégica para a Qualidade Total nos Serviços Turísticos. Satisfação do Cliente. Gerenciamento por fatos. Ferramentas básicas da Qualidade. Gerência Participativa. Melhoria contínua. ISO 9000 e os empreendimentos turísticos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar o conhecimento das ferramentas de gestão da qualidade e sua aplicação ao setor econômico de serviços turísticos em âmbito público e privado.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Evolução da Qualidade
UNIDADE II – Ferramentas da Qualidade em Serviços
UNIDADE III – Normas da Qualidade
UNIDADE IV – Tópicos Emergentes em Qualidade em Serviços

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • TEIXEIRA, E. L. Gestão da qualidade em destinos turísticos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. TRIGO, Luiz Gonzaga G. Turismo e Qualidade: tendências contemporâneas. 6. ed., São Paulo: Papirus, 2000. MELLO, C.H.P. Gestão da Qualidade. São Paulo, Pearson, 2011.
  • TEIXEIRA, E. L. Gestão da qualidade em destinos turísticos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. TRIGO, Luiz Gonzaga G. Turismo e Qualidade: tendências contemporâneas. 6. ed., São Paulo: Papirus, 2000. MELLO, C.H.P. Gestão da Qualidade. São Paulo, Pearson, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • ALBRECHT, K. Revolução nos Serviços como as Empresas podem Revolucionar a Maneira de Tratar seus Clientes. São Paulo: Pioneira, 1998. CERQUEIRA NETO, E.P. Gestão da Qualidade: princípios e métodos.São Paulo: Pioneira, 1991. FLORES, P.S.O. Treinamento em Qualidade: fator de sucesso para desenvolvimento de hotelaria e turismo. São Paulo: Roca, 2002. LAMPESTRI, James; RICH, Renato. Padronizando o Sistema de Qualidade na Hotelaria Mundial: como implementar o ISO 9000 e 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
  • ALBRECHT, K. Revolução nos Serviços como as Empresas podem Revolucionar a Maneira de Tratar seus Clientes. São Paulo: Pioneira, 1998. CERQUEIRA NETO, E.P. Gestão da Qualidade: princípios e métodos.São Paulo: Pioneira, 1991. FLORES, P.S.O. Treinamento em Qualidade: fator de sucesso para desenvolvimento de hotelaria e turismo. São Paulo: Roca, 2002. LAMPESTRI, James; RICH, Renato. Padronizando o Sistema de Qualidade na Hotelaria Mundial: como implementar o ISO 9000 e 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997

Página gerada em 19/04/2024 18:44:14 (consulta levou 0.107241s)