Nome da Atividade
GESTÃO MATERIAIS E PATRIMÔNIO SETOR PÚBLICO
CÓDIGO
08970109
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Conhecimentos técnico-gerenciais na área de administração de recursos materiais e patrimoniais do setor público e a sua inter-relação com as demais áreas da organização, fornecendo condições de aprendizagem no desenvolvimento e implantação dos processos de suprimento, armazenagem, licitações e movimentação de materiais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar conhecimentos técnicos-gerenciais na área de administração de recursos materiais e patrimoniais no setor público bem como sua inter-relação com as demais áreas das instituições públicas, promovendo condições de aprendizagem na implantação e desenvolvimento da gestão da cadeia de suprimentos.

Conteúdo Programático

Administração de recursos materiais: a gestão de materiais ontem e hoje, a visão gerencial da gestão de materiais, interfaces da administração de materiais com outras áreas.
Logística e Cadeia de Suprimentos – gestão da cadeia de suprimentos (supplu chain management) - integrando a logística e o gerenciamento da informação
O processo de Compras na Gestão Pública: o sistema de compras, eficácia nos pedidos, qualidade, preço-custo, condições, negociação, fornecedores, ética.
Licitações e Contratos: legislações vigentes – 8666/93 e demais instruções normativas – Ins.
Administração Patrimonial: classificação e codificação de materiais, inventário, embalagem, estocagem e movimentação
Tópicos sobre administração de estoques
Armazenagem: do recebimento à armazenagem
Movimentação de materiais: transporte, manuseio, distribuição.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2000.
  • DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo. Atlas:2009.
  • POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: Uma Abordagem Logística. 6. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • DORNIER, PHILIPPE-PIERRE et al. Logística e operações globais: Texto e Casos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.
  • JUNIOR, José Calasans. Manual da licitação: Orientação Prática para o Processamento de Licitações, com Roteiros de Procedimento, Modelos de Carta-Convite e de Editais, de Atas de Sessões Públicas e de Relatórios de Julgamentos de Propostas. 1.Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • TAYLOR, DAVID A. Logistica na Cadeia de Suprimentos: uma Perspectiva Gerencial. São Paulo: Editora Pearson Education/ADDISON WESLEY BRASIL: 2006.

Página gerada em 28/03/2024 23:23:24 (consulta levou 0.108759s)