Nome da Disciplina
CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PINTURA II
CÓDIGO
10790113
Carga Horária
120 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6

Ementa

Diagnóstico das degradações, consolidação de suportes e restauração de pinturas. Aplicação de medidas de segurança no trabalho, na organização do laboratório e na execução de restaurações. Procedimentos de restauração de pinturas em diferentes suportes. Reflexão sobre a teoria aplicada na conservação e da restauração de pinturas. Orientação sobre o espeito às técnicas, à história e ao valor cultural dos objetos. Registro dos aspectos que envolvem os processos de restauração de pinturas. Pesquisa sobre materiais e técnicas na execução de processos de restauração de pinturas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Desenvolver no aluno o conhecimento de técnicas relacionadas conservação e restauração de pinturas.

Objetivo(s) específico(s): Desenvolver técnicas de higienização, limpeza, e acondicionamento; Intervenções diretas de conservação sobre pinturas de cavalete em diferentes suportes. Desenvolver também o conceito de conservação preventiva, conservação curativa e restauração, direcionados para o trabalho com pinturas de cavalete; Objetivar o conhecimento, a pesquisa, a elaboração de relatórios, de vistoria e monitoramento de pinturas; Desenvolver questões voltadas para a conservação de pinturas; Enfatizar o trabalho calcado nos princípios e teorias da conservação e da restauração; Realizar a documentação e registro de todas as informações relativas às pinturas, sua história, seu estado físico, as intervenções de conservação e restauração; Realizar o estudo sobre as propriedades das técnicas de pintura; Conhecer os materiais próprios para sua conservação e restauração de pinturas. Discorrer sobre os diferentes suportes utilizados nas pinturas de cavalete, e as interações que estes estabelecem com as diferentes técnicas de pintura. Técnicas de reintegração pictórica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bibliografia básica: BALDINI, Umberto. Teoria del Restauro e Unitá di Metodologia. Firenze: Nardini, 1982. 2v. BRAGA, Márcia. Conservação e Restauro: Madeira, Pintura sobre Madeira, Douramento, Estuque, Cerâmica, Azulejo, Mosaico. Rio de Janeiro: Rio, 2003. ______ Conservação e Restauro: Pedra, Pintura Mural e Pintura em Tela. Rio de Janeiro: Rio, 2003. BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Artes e Ofícios, 2004. CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Técnicas y Procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003. CALVO, Ana. Técnicas e Conservação de Pintura. Porto: Civilização, Centro de Investigação em Ciencia e Tecnologias da Universidade Católica Portuguesa, 2006. CALVO, Ana e CASTRO, Laura. (Org.) Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria – Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal. Porto: Universidade Católica do Porto, CITAR, 2011. ALVO, Ana. Conservación y Restauración de Pintura sobre Lienzo. Barcelona: Serbal, 2002. CURIE, Pierre. (Coord. Cient.) Poussin: Restauração: Hymeneus Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Instituto Totem Cultural, 2009. HAARTAMAN, Etrella Arcos Von; GORDILLO, Jose Rodríguez; NAVAS, Antonio Sánchez. Metodologia y Tecnologia en la Restauración de Obras Pictóricas del Siglo de Oro Español de la Catedral de Almeria. Granada: Universidad de Granada, 1992. KECK, Sheldon. Algumas Controvérsias sobre a Limpeza de Pinturas: Passado Presente. Maio de 1991. Manual de Preservación y Primeiros Auxilios. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura, 1985. MARTOS. Diaz. Restauración y Conservación del Arte Pictórico. Madrid: Arte Restauro, 1975. MAYER, Ralph. Manual do Artista de Técnicas e Materiais. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. MENDES, Marylka (Org.) et al. Conservação: Conceitos e Práticas. 2.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia complementar: ARENAS, José Fernández. Introducción a la Conservación del Patrimônio y Técnicas Artísticas. Barcelona: Ariel, 1996. BURGI, Sergio; MENDEZ, Marylca e BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes. (org.) Materiais Empregados em Conservação – Restauração de Bens Culturais. Rio de Janeiro: Banco de dados da ABRACOR, 1990. CENNINI, Cennino. El Libro del Arte. Madrid: Akal, 1988. DUVIVIER, Edna May. Como Preservar Pinturas, Papéis e Livros. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, S/d. GONZÁLEZ-VARAS, Ignacio. Conservación de Bienes Culturales. Teoría, Historia, Principios y Normas. 6. ed. Madrid: Catedra, 2008. GÓMEZ GONZÁLEZ, Maria Luisa. Examen Científico Aplicado a la Conservación de Obras de Arte. Madrid: Instituto de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Baroa, S.L., 1994. HARR, Jonathan. O Quadro perdido: A Busca de uma Obra Prima de Caravaggio. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006. MIGUEL, Ana Maria Macarrón. Historia de la Conservación y la Restauración. Madrid: Tecno S. A., 1995.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 20 17 Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ANDREA LACERDA BACHETTINI
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE PINTURAS II Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)

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