Nome da Atividade
ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE COM NECESSIDADE ESPECIAL
CÓDIGO
03500011
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Disciplina de Atenção Integral ao Paciente com Necessidade Especial propicia a iniciação do graduando na atenção às pessoas com necessidade especial e/ou com deficiência, visando o processo de trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, no atendimento integral do paciente, bem como, da família, realizando projeto terapêutico singular que priorize as necessidades do paciente em atendimento clínico, de promoção da saúde, com ações preventivas e de educação em saúde.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
Possibilitar a formação profissional em congruência com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, visando conhecimento técnico-científico e as habilidades para atendimento de pessoas com necessidades especiais no âmbito da inclusão.
Específicos
Desenvolver aptidão no manejo de pacientes dentro das áreas de conhecimento específicos compreendendo o papel profissional no atendimento clínico de pessoas com necessidades especiais, tais como, casos crônicos, múltiplas deficiências, transtornos mentais moderados, situações de risco e vulnerabilidade social, e que apresentam comprometimentos ou incapacidades, temporárias ou definitivas de acordo com os projetos terapêuticos singulares com repercussão na boca e estruturas anexas em nível ambulatorial, hospitalar ou domiciliar; Potencializar as capacidades de atuação e processo de trabalho em equipe inter e multidisciplinar com áreas da saúde, na perspectiva de atenção integral ao paciente com necessidade especial. Elaborar projeto terapêutico singular de forma integralizada, considerando o diagnóstico do PNE e seu estado de saúde; Compreender a farmacodinâmica, as interações e os possíveis efeitos colaterais dos principais medicamentos que influenciam na funcionalidade do paciente, bem como, na abordagem dos atendimentos; Conhecer, refletir e discutir os protocolos de atendimento.

Conteúdo Programático

- Conceito e classificação dos pacientes com necessidades especias - políticas públicas de saúde da pessoa com deficiência - aspectos psicológicos dos pacientes com necessidades especiais e sua família - o atendimento e manejo comportamental do paciente com necessidade especial - importância do cuidador na atenção ao paciente com necessidade especial - atenção integral das principais condições e doenças: Anomalias congênitas; Doenças sistêmicas: cardiovascular, endócrina e metabólica, transtorno convulsivo, hemopatias, doenças gastrointestinais, doença oncológica, doença imunológica, nefropatias e doenças pulmonares; Distúrbios psiquiátricos, neurológicos e comportamentais; Deficiência física, de audiocomunicação e mental; Odontogeriatria/Doenças comuns na terceira idade; - Tecnologia assistiva como facilitadora da atenção ao paciente com necessidade especial - medicamentos de significância para a atenção integral do paciente

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 24p. Disponível em:
  • ELIAS, R. Odontologia para pacientes com necessidades especiais: uma visão clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.
  • SILVA, L.C.P.; CRUZ, R.A. Odontologia para pacientes com necessidades especiais: protocolos para o atendimento clinico. 1.ed. São Paulo: Santos, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • Artigos científicos sobre os temas relacionados ao conteúdo programático da Unidade. http://www.periodicos.capes.gov.br/
  • CAMPOS, C.C. et al. Manual prático para o atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais. Faculdade de Odontologia de Goiás. 2009. Disponível em: https://odonto.ufg.br/up/133/o/Manual_corrigido-.pdf
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às ideias de Feurstein. 2..ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
  • DRUMMOND, A.F.; RESENDE, M.B. (Org). A Intervenção Clínica em Terapia Ocupacional.. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2008.
  • LITTLE J. W. et al. Manejo Odontológico do Paciente Clinicamente Comprometido. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  • SANTOS, P.S.S.; SOARES JUNIOR, L.A.V. Medicina Bucal: A Prática na Odontologia Hospitalar. São Paulo: Santos, 2012.
  • VITTA, F.C.F. Uma identidade em construção: o terapeuta ocupacional e a criança com retardo no desenvolvimento neuropsicomotor. Editora da universidade do sagrado coração (EDUSC). 1998.
  • HEINZ, M.M.; PERUZZOLO, D.L. (orgs.). Deficiência multipla: uma abordagem psicanalítica. editora oikos. 2009.
  • RADOMSKI, M. V. Terapia ocupacional para disfunções físicas. 6. Rio de Janeiro Santos 2013 1 recurso online ISBN 978-85-412-0402-6.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M51 2020 / 1 24 23 Odontologia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
LARISSA DALL AGNOL DA SILVA
Professor Regente

NATALIA MARCUMINI POLA
Professor Regente

EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS
Professor Regente

VIVIANE MARTEN MILBRATH
Professor Regente

MARINA SOUSA AZEVEDO
Professor Regente

LETICIA KIRST POST
Professor Regente

LISANDREA ROCHA SCHARDOSIM
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE COM NECESSIDADE ESPECIAL Odontologia (Bacharelado)

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