Nome da Atividade
PROJETOS DE ENGENHARIA MINERAL
CÓDIGO
15000740
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceitos básicos na formulação e execução de análise de projetos de engenharia mineral – pesquisa mineral, mineração e beneficiamento. Metodologias de análise, avaliação e noção das técnicas empregadas na elaboração e avaliação técnica, econômica e ambiental de projetos de mineração, desde a fase de planejamento, engenharia básica que precede a implantação de um empreendimento mineral. No que se refere às técnicas de análise, avaliação e elaboração de um projeto, serão abordados: aspectos gerais do projeto; engenharia de projeto, mercado; e avaliação de custos e de receitas. Essas informações servem de base à montagem do fluxo de caixa e à avaliação econômica do empreendimento. Os investimentos em mineração se caracterizam pela limitação de sua vida útil; uma vez extraído todo o minério economicamente explorável existente na jazida, é forçoso o encerramento das operações. Impõe-se, assim, que durante a vida útil da mina o investidor receba de volta o capital aplicado, acrescido de remuneração compatível com os riscos do negócio. Representações gráficas em geral, tratamento e análise dos dados. Representações gráficas em geral, projeto, tratamento e análise dos dados de engenharia.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL: Conhecer os princípios e os métodos de engenharia aplicados na área de PROJETOS DE ENGENHARIA MINERAL de jazidas minerais para projetos de mineração e demais de interesse da indústria do setor mineral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: O aluno deverá ser capaz de avaliar, planejar, implantar, modelar, executar e operar os trabalhos e etapas de engenharia vinculadas aos PROJETOS DE ENGENHARIA MINERAL na área de mineração – minérios metálicos, não metálicos e energéticos. E também a extração de agregados civis para obas civis – brita, areia, argila e saibro.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • RAGGI, J. 2014. GESTÃO DE PROJETOS DE MINERAÇÃO – RISCOS DE INVESTIMENTOS. São Paulo.
  • FERREIRA, G.E., ANDRADE, J.G. 2004. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE MINERAÇÃO. CETEM. Rio de Janeiro.
  • TULCANAZA, E. 2015. AVALIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS E RECURSOS MINERAIS, SEG. Rio de Janeiro.
  • CAHAN, M. et all. 2017. PROJETOS DE ENGENHARIA: UMA INTRODUÇÃO. São Paulo.
  • LORENCETO, D. 2016. INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA ENGENHARIA. São Paulo.

Bibliografia Complementar:

  • Demais materiais das aulas e/ou apostila da disciplina, preparada pelos professores envolvidos.

Página gerada em 28/03/2024 20:41:46 (consulta levou 0.051456s)