Nome da Atividade
DIDÁTICA DA QUÍMICA
CÓDIGO
0690010
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pressupostos teóricos para o ensino de Química. Planejamento de atividades para o ensino de química. Metodologias e estratégias para o ensino de química: modelagem, experimentação, uso da informática, uso da mídia. Análise de materiais e recursos didáticos de química. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem, no ensino médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Planejar atividades teóricas e práticas para o ensino de química.
Discutir as principais dificuldades para a aprendizagem de química.
Reconhecer e utilizar diferentes recursos didáticos para os planejamentos de ensino.
Apresentar e discutir metodologias para o ensino de Química, no ensino médio.
Discutir e elaborar instrumentos de avaliação

Conteúdo Programático

1. Alternativas metodológicas para o ensino de química (mapas conceituais).
2. Planejamento de atividades para o ensino de química
2.1 Experimentação
2.2 Modelagem
2.3 Resolução de problemas
2.4 Uso de Meios multimídia
2.5 Uso da Mídia e de Literatura Científica
2.5 Projetos de Investigação
3. Avaliação do aluno
3.1 Processos de avaliação em química
3.2 Instrumentos de avaliação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MENEGOLLA, Maximiliano; SANT'ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • MACHADO, Andréia A.; MORTIMER, Eduardo F. Química para o Ensino Médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In. ZANON, Lenir B.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Fundamentos e propostas de Ensino de Química para a Educação Básica do Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007, p. 21-41.

Bibliografia Complementar:

  • VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
  • DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 1999.
  • ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ. n.7, p.11-14, maio 1998.

Página gerada em 18/04/2024 09:33:34 (consulta levou 0.051294s)