Nome da Atividade
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
CÓDIGO
0100261
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Análise de artigos sobre pesquisa no ensino de Matemática. Análise de dissertações de mestrado e de teses de doutorado na área do ensino de Matemática. Pesquisa no ensino da Matemática: quantitativa e qualitativa. Elaboração de Projetos de Pesquisa. Elaboração de artigos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Preparar o aluno para seu possível envolvimento em projetos de pesquisa, ensino e extensão em matemática.Conteúdo Programático
Unidade 1 - Pesquisa em Ensino de Matemática
1.1. Pesquisa em ensino vs pesquisa em ensino de matemática;
1.2. Análise quantitativa vs análise qualitativa;
1.3. Limitações e possibilidades de pesquisa em ensino de Matemática.
Unidade 2 - Estudo de pesquisas específicas
2.1. Seleção de material bibliográfico - relatórios, dissertações e teses - sobre pesquisas em ensino de matemática;
2.2. Avaliação do material selecionado;
2.3. Relevância para o ensino em geral;
2.4. Envolvimento da área da matemática;
2.5. Adequação do texto aos objetivos da disciplina de IPEM;
2.6. Pesquisa quantitativa;
2.7. Amostragem utilizada e cálculos estatísticos elaborados x conclusões da pesquisa;
2.8. Identificação de alternativas possíveis para o trabalho feito;
2.9. Pesquisa qualitativa;
2.10. Argumentação utilizada x referências apresentadas;
2.11. Argumentação e informações apresentadas x conclusões;
2.12. Possibilidades de extensão para pesquisa quantitativa.
Unidade 3 - Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática.
3.1. Objetivos;
3.2. Estabelecimento de tema específico;
3.3. Especulação x busca de dados;
3.4. Método;
3.5. Escolha método e instrumentos;
3.6. Levantamento de informações:
3.6.1. Qualitativas x quantitativas;
3.7. Manipulação de informações:
3.7.1. Descrições e inferências;
3.8. Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
3.9. Estabelecimento de cronograma de trabalho.
1.1. Pesquisa em ensino vs pesquisa em ensino de matemática;
1.2. Análise quantitativa vs análise qualitativa;
1.3. Limitações e possibilidades de pesquisa em ensino de Matemática.
Unidade 2 - Estudo de pesquisas específicas
2.1. Seleção de material bibliográfico - relatórios, dissertações e teses - sobre pesquisas em ensino de matemática;
2.2. Avaliação do material selecionado;
2.3. Relevância para o ensino em geral;
2.4. Envolvimento da área da matemática;
2.5. Adequação do texto aos objetivos da disciplina de IPEM;
2.6. Pesquisa quantitativa;
2.7. Amostragem utilizada e cálculos estatísticos elaborados x conclusões da pesquisa;
2.8. Identificação de alternativas possíveis para o trabalho feito;
2.9. Pesquisa qualitativa;
2.10. Argumentação utilizada x referências apresentadas;
2.11. Argumentação e informações apresentadas x conclusões;
2.12. Possibilidades de extensão para pesquisa quantitativa.
Unidade 3 - Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática.
3.1. Objetivos;
3.2. Estabelecimento de tema específico;
3.3. Especulação x busca de dados;
3.4. Método;
3.5. Escolha método e instrumentos;
3.6. Levantamento de informações:
3.6.1. Qualitativas x quantitativas;
3.7. Manipulação de informações:
3.7.1. Descrições e inferências;
3.8. Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
3.9. Estabelecimento de cronograma de trabalho.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CERVO, A. L., BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1983;
- LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1983;
- LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1985;
- VERA, A. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Ed. Globo, 1976;
- BARROS, A. J. P. & LEHFELD, N. A. S.. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil;
- COSTA, M. Vorraber (Org.); NETO, Alfredo Veiga. [et al]. Caminhos investigativos II – Outros métodos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.