Nome da Atividade
INSTRUMENTAÇÃO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA II
CÓDIGO
0100256
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de currículos de Ensino Médio. Avaliação de programas, projetos e livros-texto de matemática do Ensino Médio. Discussão de formas de apresentação dos conteúdos de Matemática do Ensino Médio. Elaboração e Execução de aulas experimentais. Estudos das relações de conceitos de matemática com outras áreas do conhecimento no nível do Ensino Médio e com conceitos de matemática do Ensino Fundamental. Leitura de artigos em revistas de educação matemática e redações de textos para o Ensino Médio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Pretende-se que o licenciando desenvolva reflexões críticas a respeito das interações entre a Matemática e os processos de ensino-aprendizagem da escola atual, e adquira habilidade no preparo de uma unidade didática e na pesquisa para o seu desenvolvimento no âmbito do Ensino Médio. Pretende-se que o licenciando adquira habilidade de fazer conexões entre os conhecimentos da Matemática e de outros campos através de projetos escolares interdisciplinares. Pretende-se também que o licenciando adquira condições de analisar e avaliar livros didáticos e outros recursos

Conteúdo Programático

Reflexões sobre o que é Matemática, a matemática que se aprende e a que se ensina, os objetivos de seu ensino no Ensino Médio.
Apresentação de diversos métodos (resolução de problemas, uso da História da Matemática, uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos, modelagem matemática, dentre outros) para o ensino de Matemática com vistas ao planejamento de unidades didáticas.
Implementação por meio de aulas simuladas das aulas preparadas. A temática das aulas simuladas abrangerá os campos da Álgebra, Trigonometria, Geometria, Conjuntos Numéricos, Análise Combinatória, Probabilidade, Estatística e Polinômios e Equações Algébricas. Planejamento de projetos interdisciplinares.
Análise, avaliação e escolha de livros didáticos para o Ensino Médio. Regência e avaliação de aulas.
Exame e crítica de recursos didáticos para o ensino de Matemática.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIANCHINI, Edwaldo. Matemática. Editora Moderna. v.1, v.2.
  • BONJORNO, José Roberto. Matemática. v.2.
  • GIOVANNI, José Ruy. Matemática. Ática. v.1.
  • HAZZAN, Samuel. Matemática elementar. Atual editora. v.2, v.5.
  • IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar; trigonometria. 6.ed. São Paulo: Editora Atual, 1985.
  • NETTO, Scipione di Pierro. Matemática. Scipione livros didáticos.
  • LIMA, Elon Lages et al. A matemática do ensino médio. 1999. v 1, 2 e 3.
  • Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM
  • LIMA, E. L. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: IMPA.
  • PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica.
  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. MEC.
  • Guias de Livros Didáticos PNLD 2008.
  • Obs. Outros livros de matemática utilizados para o Ensino Médio, PCNEM.

Página gerada em 29/03/2024 09:24:20 (consulta levou 0.110203s)