Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II
CÓDIGO
0100234
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos de modelos experimentais de ensino de Matemática do Ensino Fundamental. Construção e adaptação de diferentes materiais e métodos de ensino de Matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática em grupos especiais de alunos. Elaboração de relatórios sobre os experimentos.
Objetivos
Objetivo Geral:
O aluno deverá manusear, criar, elaborar, analisar métodos e materiais didáticos (potencialmente) úteis no ensino da matemática.Realizar pesquisa bibliográfica referente a métodos didáticos que objetivem a construção de conhecimento matemático.
Conteúdo Programático
Unidade 1 - Estratégias para se levarem estudantes da segunda fase do Nível Fundamental de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas. Os tópicos a serem explorados serão conteúdos referentes aos currículos da 5a, 6a, 7a, 8a séries definidos em conjunto com os alunos das disciplinas de acordo com os interesses destes.
Unidade 2 - Questionamentos sobre o ensino de matemática
2.1. Os problemas no ensino de matemática;
2.2. As dificuldades e a importância de ensinar matemática;
2.3. Os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem;
2.4. A interdisciplinaridade;
2.5. Ser professor de matemática.
Unidade 3 - Aspectos do processo de ensino
3.1. Planejamento de atividades;
3.2. Experimentação de estratégias;
3.3. Regulação do processo de ensino;
3.4. Avaliação da aprendizagem.
Unidade 2 - Questionamentos sobre o ensino de matemática
2.1. Os problemas no ensino de matemática;
2.2. As dificuldades e a importância de ensinar matemática;
2.3. Os conteúdos e as estratégias de ensino-aprendizagem;
2.4. A interdisciplinaridade;
2.5. Ser professor de matemática.
Unidade 3 - Aspectos do processo de ensino
3.1. Planejamento de atividades;
3.2. Experimentação de estratégias;
3.3. Regulação do processo de ensino;
3.4. Avaliação da aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974;
- LIMA, E. L. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: IMPA;
- MOREIRA, M. A. e SILVEIRA, F. L. Instrumento de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. Ed. EDIPUCRS
- BROUGERE, G. Jogo e Educação. Ed. ARTMED.
- TENREIRO-VIEIRA, C. e VIEIRA, R. Promover o Pensamento Crítico dos Alunos. Ed. Porto;
- PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica;
- DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Conjuntos, Números e Potências. Ed EPU;
- DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Exploração do Espaço. Ed EPU;
- BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. Ed. ARTMED;
- BRETTAS, Luiz Alberto. Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática. Tese de Doutorado em Mídia e Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC. Florianópolis, 2005.
- Parâmetros Curriculares Nacionais – Vol. 3 - Matemática (5a a 8a). MEC.