Nome da Atividade
A FAVELA NA DRAMATURGIA BRASILEIRA
CÓDIGO
0140387
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Conhecimento da dramaturgia brasileira. Discussão e análise das obras e de
sua recepção crítica. Contextualização das peças na história do drama
brasileiro.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Panorama da dramaturgia brasileira, décadas 1950-60
Unidade 2 – A representação da favela e o mito da democracia racial
brasileira
- Pedro Mico, de Antonio Callado
- Gimba, de Gianfrancesco Guarnieri
- A invasão, de Dias Gomes

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CALLADO, Antonio. Pedro Mico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. GOMES, Dias. A invasão. In: ______. Coleção Dias Gomes: os caminhos da revolução. vol. 3. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. GUARNIERI, Gianfrancesco. Gimba, presidente dos valentes. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1973 KHOURY, Simon. Bastidores: série teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001, vol. 5 (Maria Della Costa, Diogo Vilela, Laura Suarez e Ednei Giovenazzi). MARX, Warde. Maria Della Costa: seu teatro, sua vida. Coleção aplauso. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Cultura – Fundação Padre Anchieta: 2004 MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, s.d. _______. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1998. NASCIMENTO, Abdias do. Teatro negro no Brasil: uma experiência sócioracial. In: Teatro e realidade brasileira. Caderno especial 2. Rio deJaneiro: Civilização Brasileira, 1968. PALLOTTINI, Renata. O que é dramaturgia. São Paulo: Brasiliense, 2006. PRADO, Décio de Almeida. Teatro em progresso: crítica teatral (1955-1964). São Paulo: Martins, 1964 _______. Exercício findo: crítica teatral (1964-1968). São Paulo: Perspectiva, 1987. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

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