Nome da Disciplina
EXPRESSÃO CORPORAL I
CÓDIGO
0140374
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Atividades práticas que instrumentalizam para o manejo e
percepção do corpo em relação ao espaço pessoal, parcial e
total – global. Consciência corporal e aprimoramento funcional
do movimento. Simbologia do movimento, a relação corpo e
espaço como relação com o meio-ambiente. Aspectos rituais
do movimento, e ligação com ciclos da natureza.

Objetivos

Objetivo Geral:

 

Objetivos Específicos:

1. Conhecer a história da formação corporal do ator: primeira
metade do século XX;
2. Experimentar o corpo que somos considerando alguns
aspectos básicos de anatomia e cinesiologia;
3. Conhecer a função do aquecimento, do alongamento, do
alinhamento, do fortalecimento, do relaxamento e da
coordenação corporal no trabalho do profissional de teatro;
4. Realizar exercícios práticos que proporcionem o
aquecimento corporal, o alongamento, o alinhamento, o
fortalecimento, o relaxamento assim como a coordenação do
movimento e coloquem o aluno frente às suas possibilidades e
limitações;
5. Estudo e prática de danças circulares de diferentes culturas
e sua relação com elementos rituais ligados aos ciclos do
meio-ambiente, como forma de conexão com a natureza e
educação ambiental;
6. Simbologia do movimento, representando sua ligação com
espaço e meio-ambiente;
7. Instrumentalizar o aluno para a composição de ações
através dos fatores do movimento estudados por Rudolf Laban.

Conteúdo Programático

- História da formação corporal do ator na primeira metade do
século XX;
- Aspectos fundamentais de anatomia e cinesiologia;
- Exercícios de aquecimento, alongamento, alinhamento,
relaxamento, fortalecimento e coordenação corporal;
- Danças circulares sagradas e populares.
- Movimento como símbolo, aspectos rituais na simbologia dos
movimentos.
- Movimento das energias ligadas à natureza.
- Composição da partitura de ações.
- Os fatores do movimento estudados por Rudolf Laban.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994. BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2007.
  • BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. CALAIS-GERMAIN, Blandine & LAMOTTE, Andrée. Anatomia para o movimento (volumes 1 e 2). São Paulo: Editora Manole Ltda., 1992. GORDON, Mel. A biomecânica de Meyerhold, The drama Review (T57), março de 1973. Tradução de Maria Elisabeth Biscaia Jhin. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus editorial, 1978. MARINIS, Marco de. “Copeau, Decroux et la naissance du mime corporel » [Copeau, Decroux e o nascimento do mimo corporal], in Copeau l’Éveilleur [Copeau, aquele que desperta]. Textos reunidos por Patrice PAVIS e Jean-Marie THOMASSEAU. « La Cerisaie »/ Lectoure: Bouffonneries n°34,1995. p.127-143 – Tradução e notas de José Ronaldo FALEIRO. SILVA, Luciana Cesconetto F. da. “Considerações sobre a utilização da máscara neutra na formação do ator” in: A máscara neutra na formação do ator. 2001. Dissertação. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. WOSIEN, Bernard. Dança: o caminho do sagrado. São Paulo: Triom, WOSIEN, Maria-Gabriele. Dança Sagrada: deuses, mitos e ciclos. São Paulo: Triom, 2002. ____________________ Dança: símbolos em movimento. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EXPRESSÃO CORPORAL I Teatro (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 18/12/2018 11:18:16 (consulta levou 0.131637s)