Nome da Disciplina
EXPRESSÃO VOCAL II
CÓDIGO
0140364
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Exploração prática da expressividade vocal a partir de um
monólogo ou de um diálogo.

Objetivos

Objetivo Geral:

 

Objetivos Específicos:

- aprofundar a experimentação vocal, ampliando a consciência dos
aspectos psicofísicos envolvidos;
- provocar e desafiar ao uso inusitado da voz, rompendo padrões
vocais fixos;
- ampliar as possibilidades expressivas da voz, através dos
ressonadores e de energias arquetípicas; criação e mimese de
vozes diferentes;
- exercitar a composição vocal e corporal a partir de um texto
escolhido; exercitar o processo de integração corpo-voz;

Conteúdo Programático

- respiração: aquecimento corporal e respiração completa,
respiração como elemento expressivo;
- corpo energético e vibratório, impulsos físicos para a voz,
ressonância e irradiação;
- apropriação de estrutura física para a voz, com desenvolvimento
de repertório de vozes, nos diferentes ressonadores;
- relação corpo-voz, a partir de energias arquetípicas ou figuras
corporais, esboços de personagens, definindo dinâmicas de
movimentação e vocalização;
- experimentações e relações usando a totalidade corpo-voz, sons
não verbais, grammelot, blablações, fala improvisada e canto;
- exploração de possibilidades sonoras de texto escolhido, no
repertório vocal criado;
- noções e variações de ritmo, acentuação, timbres, alturas,
volumes, aprofundando a exploração sonora do texto;
- composição de partitura de ações físicas, corporais e vocais, com
ênfase no processo de sua integração, a partir do texto escolhido.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de Antropologia Teatral. Trad. Patrícia Alves. São Paulo: Hucitec, 1994. ______________. Além das ilhas flutuantes. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Hucitec, Unicamp, 1991. BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Unicamp, 1995. BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002. BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. São Paulo: Unicamp, 2001. CHENG, Stephen Chun-Tao. O Tao da Voz: uma abordagem das técnicas de canto e da voz falada combinando as tradições oriental e ocidental. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz: partitura da ação. São Paulo: Summus, 1997. GINSBOURGER, Marianne. Voix de l’inoui. Barret-le-Bas: Le Souffle d’Or, 1996. GROTOWSKI, Jerzy. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC, 2007 HAOULI, Janete El. Demetrio Stratos: em busca da voz-música. Londrina: J. E. Haouli, 2002. OIDA, Yoshi. O ator invisível. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Beca, 2001. RICHARDS, Thomas. Travailler avec Grotowski sur les actions physique. Paris: Actes Sud, 1995. __________________. The edge-point of performance. Pontedera: Documentation Series of the Workcenter of Jerzy Grotowski, 1997. ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. _______________. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Educ, 2000.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2018 / 2 30 27 Teatro (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
LINDSAY TAROUCO GIANUCA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EXPRESSÃO VOCAL II Teatro (Licenciatura - Noturno)

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