Nome do Projeto
LIVRO DE GESTÃO DA QUALIDADE
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/05/2015 - 25/04/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por dois professores doutores do CEng, que trabalham com esse tema. O foco deste livro será direcionado à Gestão da Qualidade na Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas. O Prof. Carlos Tillmann desenvolveu sua tese de Doutorado neste tema e a Profa. Gizele Gadotti tem experiência prática neste assunto. O livro abordará assuntos de formação nesta área, porém alguns assuntos especiais e de grande importância, seja pela sua interface, seja pelas suas particularidades com grãos e sementes, devem ser apresentados aos alunos e não estão contemplados em disciplinas do curso. Para cobrir esta lacuna se oportuniza preparar este material bibliográfico, complementar ao conhecimento nesta área.

Objetivo Geral

Publicar um livro que aborde os conteúdos fundamentais sobre Gestão da Qualidade na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.

Justificativa

Os itens que serão abordados no livro agregam conhecimentos, propõem ações para preservar a qualidade dos produtos em Unidades Beneficiadoras de grãos e sementes, apresentam técnicas, normas, planilhas e outros meios modernos de gestão da qualidade.
O texto a ser desenvolvido no livro pretende possibilitar aos alunos entrarem em contato com esses assuntos especiais, que se relacionam com a Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.

Metodologia

Serão consultados diversos livros e materiais que abordam os assuntos, além de artigos científicos sobre o tema. Serão traduzidos, adaptados e reescritos conteúdos de interesse para constarem no livro.
O material será desenvolvido em sete capítulos relacionados à gestão de qualidade em Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes.
Todos esses assuntos se relacionam diretamente com a Engenharia de Processamento de grãos e sementes.
O livro será escrito capítulo a capítulo pela equipe, sendo que cada um irá revisar todos os capítulos e sugerir possíveis correções, complementações ou modificações.
O livro produzido terá ISBN e será direcionado à comunidade das Engenharias, com ênfase à Engenharia Agrícola. Seu conteúdo será dividido em oito (8) capítulos que contemplam os tópicos escolhidos. Capítulo 1: Sistema de gestão da qualidade; Capítulo 2: O agronegócio no Brasil; Capítulo 3: Qualidade de sementes e grãos; Capítulo 4: Cadeia produtiva do setor de sementes e grãos; Capítulo 5: Beneficiamento de grãos e sementes; Capítulo 6: Controle de qualidade; Capítulo 7: Gestão da qualidade; Capítulo 8: Modelo de sistema integrado de gestão da qualidade.
Os participantes do projeto irão construir esses capítulos, baseados em fontes de pesquisa e na sua experiência sobre o assunto.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos e profissionais interessados nessa área da Engenharia Agrícola.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos dos Cursos de Engenharia terão à sua disposição um material prático, para ser utilizado, uma vez que são escassos os títulos, pelo menos em português, que tratam desses assuntos direcionados à gestão da qualidade na pós-colheita de grãos e sementes.

Indicadores, Metas e Resultados

A Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas é uma das áreas do Curso de Engenharia Agrícola que trata, além de outros assuntos, da pós-colheita de grãos e sementes.
A Gestão da Qualidade é um assunto relativo a todos os produtos por se tratar de um tema de grande relevância. Em especial, no presente caso, nas indústrias de processamento de grãos e sementes.
Há a necessidade de elaborar um material didático para uso dos estudantes, onde seja reunido todo o conteúdo dos fundamentos deste tema. Este material ora proposto irá complementar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de Engenharia Agrícola, possibilitando um conhecimento desses conteúdos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN226/05/201525/04/2016
GIZELE INGRID GADOTTI226/05/201525/04/2016
JULIANO MANKE126/05/201525/04/2016
KARINE VON AHN PINTO126/05/201525/04/2016
LEANDRO PIEPER MOTA126/05/201525/04/2016
NEWITON DA SILVA TIMM126/05/201525/04/2016

Página gerada em 29/03/2024 11:53:54 (consulta levou 0.033757s)