Nome do Projeto
"Coisas" que se movimentam. Ou não: Curso de Mecânica para Estudantes do Ensino Médio
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
28/05/2015 - 02/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
Curso de Física Básica (Mecânica) dirigido a estudantes do Ensino Médio, dentro da disciplina "Instrumentação para o Ensino da Fìsica II", do elenco das disciplinas de estágio supervisionado do currículo de Licenciatura em Física.
Objetivo Geral
Experimentar novas abordagens para o ensino da Fìsica
Justificativa
A discipiina "Instrumentação para o Ensino da Fìsica II" envolve o oferecimento de aulas de Física para estudantes do Ensino Médio usando metodologias inovadoras par ao ensino da Física.
Não sendo uma disciplina de estágio tradicional, as aulas ministradas são extras à programação regular da escola, o que gera uma liberdade de temas de estudo e de metodologia que podem ser testadas sem o compromisso com o ensino formal na escola.
Neste semestre utilizaremos uma abordagem fenomenológica defendida pelo projeto GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - desenvolvido por um grupo de professores universitários e de ensino médio. Nessa proposta o ensino mais conceitual e abrangente da Física parte de situações cotidianas para inserir os conteúdos a serem trabalhados.
Essa experiência será bastante interessante para a formação dos licenciandos e também proporcionará um reforço escolar na área.
Não sendo uma disciplina de estágio tradicional, as aulas ministradas são extras à programação regular da escola, o que gera uma liberdade de temas de estudo e de metodologia que podem ser testadas sem o compromisso com o ensino formal na escola.
Neste semestre utilizaremos uma abordagem fenomenológica defendida pelo projeto GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - desenvolvido por um grupo de professores universitários e de ensino médio. Nessa proposta o ensino mais conceitual e abrangente da Física parte de situações cotidianas para inserir os conteúdos a serem trabalhados.
Essa experiência será bastante interessante para a formação dos licenciandos e também proporcionará um reforço escolar na área.
Metodologia
Os licenciandos prepararão as aulas a partir da proposta do GREF. Cada encontro terá dois períodos, cada um sob a responsabilidade de um dos licenciandos e acompanhada por todo o grupo. Após cada encontro, será realizada uma valiação conjunta das aulas e realizada adaptações necessárias para as aulas subsequentes. Após três encontros (seis aulas), desenvolvidas pelos seis licenciandos, faremos uma avaliação preliminar para finalizar o planejamento da segunda aula a serem desenvolvidas. Ao final, avaliaremos os resultados da experiência.
Resultados Esperados
Familiarização com a proposta do GREF
Planejamento e desenvolvimento de aulas
Avaliação pessoal e dos colegas procurando identificar os pontos positivos e os que necessitariam melhorias
Aumentar a familiaridade dos estudantes do Ensino Médio com a Fìsica
Estimular os professores de Fìsica da Escola onde será desenvolvido o curso para novas metodologias de ensino
Planejamento e desenvolvimento de aulas
Avaliação pessoal e dos colegas procurando identificar os pontos positivos e os que necessitariam melhorias
Aumentar a familiaridade dos estudantes do Ensino Médio com a Fìsica
Estimular os professores de Fìsica da Escola onde será desenvolvido o curso para novas metodologias de ensino
Indicadores, Metas e Resultados
É importante que o projeto seja formalizado para podermos certificar os alunos do ensino médio que participarão do curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE SCHMECHEL SCHIAVON | 7 | 28/05/2015 | 02/07/2015 |
GILVANA COELHO PENEDO | 7 | 28/05/2015 | 02/07/2015 |
JÚLIO BLUHM RODRIGUEZ | 7 | 28/05/2015 | 02/07/2015 |
KARINA AKEMI VARGAS YASSUNAKA | 7 | 28/05/2015 | 02/07/2015 |
TATIANE MANKE DA ROCHA | 7 | 28/05/2015 | 02/07/2015 |
THIAGO SNOCCK CAMPELO | 7 | 28/05/2015 | 02/07/2015 |
VIRGINIA MELLO ALVES | 7 | 28/05/2015 | 02/07/2015 |